quarta-feira, 19 de maio de 2010

Venezuela: Igreja pede respeito pela religião e por símbolos cristãos

Diante da notícia de profanação de imagens de Jesus e da Virgem Maria, o cardeal arcebispo de Caracas, na Venezuela, Jorge Urosa, pediu em um comunicado o respeito à religião e aos símbolos cristãos.
Diferentes meios de comunicação venezuelanos difundiram a notícia, afirmou o comunicado, "da profanação das sagradas imagens de Nosso Senhor Jesus Cristo e de Nossa Senhora de Coromoto, ao pintarem nelas armas de guerra, na cidade de Caracas".
Este fato causou "consternação e profundo pesar, não só entre católicos, mas também em setores de outras religiões e crenças".
Diante dessa "desrespeitosa profanação", o cardeal Jorge Urosa Savino, arcebispo de Caracas, e os bispos auxiliares da arquidiocese, fizeram uma série de manifestações.
Afirmam, em primeiro lugar, que "Nosso Senhor Jesus Cristo e Nossa Senhora de Coromoto têm grande significado espiritual para milhões de católicos venezuelanos, desde o nascimento da nossa história e da nossa cultura. Suas imagens são veneradas no culto católico professado pela maioria do povo venezuelano e não devem ser instrumentalizadas ao serviço de nenhuma parcialidade política e menos ainda com evidentes incitações à violência".
Por isso, expressam sua indignação e protesto diante da "falta de respeito às imagens de Jesus Cristo, nosso Salvador, e de Nossa Senhroa de Coromoto, padroeira da Venezuela, ao pintarem de maneira sobreposta armas de guerra e pretender com isso converter uma genuína expressão religiosa do povo católico venezuelano em um mural político bélico".
Consideram também que "este fato abusivo, assim como a manipulação da religião com finalidade política e ideológica, constitui uma ofensa aos sentimentos religiosos da maioria do povo venezuelano e introduz um grave elemento de perturbação e divisão em um país carente de tolerância, de respeito mútuo e reconciliação, de modo particular quando celebramos o bicentenário da independência".
Recordam "às autoridades competentes, responsáveis pelo bem comum e pela convivência pacífica de nossa sociedade, que no art. 59 da Constituição vigente se declara que o Estado garante a liberdade de religião e de culto e o direito de toda pessoa a manifestar sua fé religiosa privada ou pública".
Por isso, exigem "respeito pela religião católica e pelos símbolos cristãos".
E concluem convidando "os fiéis católicos a uma autêntica renovação da fé no Senhor Jesus Cristo Nazareno, nosso Salvador, e do amor filial a Maria Santíssima, Nossa Senhora de Coromoto, padroeira da Venezuela".

Fonte: Zenit.

Nenhum comentário:

Postar um comentário