quinta-feira, 20 de maio de 2010

Peru: arquidiocese de Arequipa aposta em novas tecnologias

No marco do Dia Mundial das Comunicações Sociais, celebrado neste domingo, várias paróquias da arquidiocese de Arequipa, Peru, que estão comemorando atualmente o jubileu do IV centenário de sua existência, recordaram a seus fiéis que contam com sites que lhes permitem se manter informados sobre os acontecimentos da Igreja local.
O cardeal Giovanni Battista Re foi nomeado pelo Papa como enviado especial às celebrações do IV centenário desta arquidiocese.
Em um comunicado enviado a ZENIT, a arquidiocese afirma que "a internet oferece inúmeras possibilidades de comunicação. A Igreja não é indiferente a este meio; pelo contrário, as experiências sobre a evangelização na web são positivas e contagiantes".
"A difusão da ‘Boa Notícia', que é o Evangelho de Jesus, se vê refletida no uso dos meios de comunicação digitais, para a difusão dos conteúdos pastorais", acrescenta.
Um exemplo desta inovação é a paróquia "Del Sagrario": "Temos gente que nos escreve dos Estados Unidos, de toda a América Latina e até o Japão, o que demonstra que os internautas têm uma sede que só a fé acalma", disse o sacerdote Pedro Bustamante López, responsável paroquial, referindo-se ao serviço de rádio que é oferecido no endereço www.redkatolikos.com. Contam também com a página própria: www.parroquiadelsagrario.org.
Compartilhando o carisma do Instituto do Verbo Encarnado (IVE), a paróquia Nossa Senhora de Guadalupe de JLB e Rivero, sob a responsabilidade da referida congregação religiosa, tem em seu site, www.pguadalupeive.org, informações atualizadas sobre as atividades que se desenvolveram em seu setor.
Na página www.sanmiguelarcangeldecayma.parroquia.org se encontra informação sobre o que acontece na paróquia San Miguel Arcángel de Cayma. Cabe ressaltar que esse endereço virtual é administrado por leigos do setor, como um apoio desinteressado à evangelização. Eles também difundem seu boletim mensal,"Caminando Seguro, tanto impresso como digitalizado para leitura na internet.
O comunicado recorda palavras de Bento XVI, em sua última mensagem para o Dia Mundial das Comunicações, em que ressalta a importância dos meios alternativos: "As vias de comunicação abertas pelas conquistas tecnológicas foram convertidas em um instrumento indispensável para responder adequadamente às perguntas que surgem em um contexto de grandes mudanças culturais e que são notadas especialmente no mundo juvenil".
Por outra parte, foi publicada a notícia de que o Santo Padre nomeou o cardeal Giovanni Battista Re, prefeito da Congregação para os Bispos, como seu enviado especial às celebrações de clausura do IV centenário da arquidiocese de Arequipa, que acontecerá entre 14 e 18 de julho de 2010.
Ano Jubilar
A diocese de Arequipa foi construída em 1577, como subordinada de Lima, e se converteu na terceira diocese do Peru em julho de 1609.
Em 18 de julho do ano passado, o atual bispo, Dom Javier del Río Alba, inaugurou solenemente o ano jubilar do IV centenário deste acontecimento, com uma Missa solene no estádio da Universidade Nacional de Santo Agostinho, com público de cerca de 15 mil pessoas, e da imagem da Mamita de Chapi, muito venerada em Arequipa.

Para saber mais: www.arzobispadoarequipa.org.pe.

Nenhum comentário:

Postar um comentário