sexta-feira, 21 de maio de 2010

Escasso testemunho dos católicos na política em debate

O papel dos fiéis católicos na vida pública é o tema central da XXIV Assembléia Plenária do Conselho Pontifício para os Leigos, que começou hoje em Roma e cujo título é "Testemunhas de Cristo na comunidade política".

Os trabalhos foram oficialmente iniciados pelo presidente do dicastério, cardeal Stanisław Ryłko, cujo discurso foi seguido pela conferências de Lorenzo Ornaghi, reitor da Universidade Católica, do cardeal Camillo Ruini, de Dom Rino Fisichella, do professor Guzmán Carriquiry e do historiador Andrea Riccardi, fundador da Comunidade de Santo Egídio.

Na sexta-feira, 21 de maio, os participantes serão recebidos pelo Papa Bento XVI, que, como lembra um comunicado do dicastério, enfatizou em várias ocasiões a importância de um compromisso renovado por parte dos católicos na vida política.

No discurso de abertura da V Conferência Geral do Episcopado Latino-Americano, realizado em Aparecida, em maio de 2007, o Papa afirmou: "Os leigos católicos devem estar cientes de suas responsabilidades na vida pública; devem estar presentes na formação dos consensos necessários e na oposição contra as injustiças".

Neste contexto, sublinhou a necessidade de se "superar a notável ausência, nos âmbitos político, da comunicação e da universidade, de vozes e iniciativas de líderes católicos de personalidade forte e dedicação generosa, que atuem coerentemente com suas convicções éticas e religiosas".

Falando na semana passada a representantes do mundo cultural em Lisboa, o Pontífice lembrou que "são necessárias autênticas testemunhas de Jesus Cristo, em todos estes ambientes humanos em que o silêncio da fé tem sido mais amplo e profundo: os políticos, os intelectuais (...), os profissionais de comunicação, que professam e promovem uma proposta monocultural que despreza a dimensão religiosa e contemplativa da vida".

No sábado, 22 de maio, discursará na assembleia o secretário do dicastério, Dom Josef Clemens, ocasião em que abordará os programas do Conselho Pontifício em andamento e fará um balanço das conquistas alcançadas.


Fonte: Zenit.

Nenhum comentário:

Postar um comentário