quarta-feira, 19 de maio de 2010

Alemanha: ecumenismo das mil mesas

As principais organizações leigas da Igreja Católica e Evangélica alemãs convocaram um congresso ecumênico, segundo na história da Alemanha, que foi realizado na semana passada em Munique.
O Comitê Central dos Católicos alemães (ZdK) e o Congresso Evangélico Alemão (EKT) unanimemente aprovaram essa convocação há um tempo não faltou o esperado 'convite oficial' por parte dos bispados correspondentes da Baviera. Dali em diante, milhares de voluntários de todas as igrejas cristãs formaram equipes para elaborar o programa deste segundo congresso ecumênico sob o lema "Para que você tenha esperança".
"Estamos contentes por ser capazes de contar com mais de 130 mil participantes inscritos", disseram os organizadores à imprensa em Munique. Nós apresentaremos cerca de 3.000 eventos sustentados por 15.000 colaboradores para aprofundar as implicações da fé cristã na vida de nossa sociedade, afirmaram ambas as organizações leigas, em uma declaração oficial conjunta.
Um das celebrações mais destacadas ocorreu na sexta-feira à tarde, algumas atividades ecumênicas inspiradas na tradição ortodoxa na Praça Odeon, em pleno centro de Munique, no qual se ergueu uma imensa cruz, inspirada na arte ortodoxa.
Para isto, os participantes foram colocados ao ar livre em mil mesas, cada uma com dois bancos para acolher 10 pessoas. Depois das canções e orações litúrgicas, realizou-se uma celebração comendo-se o pão abençoado (artoklasia).
Trata-se de uma tradição oriental importante, que consiste em celebrar um banquete com cinco pães redondos fermentados, azeite e vinho, que são umedecidos e dispostos em uma bandeja especial, durante as vigílias e dias de festa.
Há alguns dias, mil pessoas se ofereceram como voluntários para serem anfitriãs destas mesas. Cristãos de confissões diferentes oraram e cantaram juntos, escutaram a Palavra de Deus e puderam, no final, compartilhar o pão fraternalmente.
O centro inteiro de Munique foi transformado numa área de recepção; 250 comunidades cristãs ofereceram pratos típicos para confortar os peregrinos. Em 20 palcos tocaram bandas de música cristã para também compartilhar, com aqueles para quem Deus é um estranho, a esperança certa em Jesus Cristo.
Cerca de 300 mil pessoas formaram, na noite anterior ao evento, uma corrente humana, orando o Pai Nosso em conjunto nas ruas circulares da antiga zona urbana da capital do município alemão da Baviera.
Dois anos atrás, em Berlin, aconteceu o primeiro congresso ecumênico da história da igreja alemã, com mais de meio milhão de participantes e ampla representação da cúpula maior da política alemã.

fonte: Zenit.

Nenhum comentário:

Postar um comentário