quarta-feira, 26 de maio de 2010

Metade dos habitantes de cidade alemã se tornam atores por amor a Jesus

Cada vez que o homem se interessa por Jesus e pela história de sua Paixão, o público responde em massa, atraído e fascinado, seja em eventos estritamente religiosos, como a exposição de relíquias, ou simplesmente culturais, mediante expressões artísticas como a pintura, a escultura, a literatura, o teatro, o cinema, o teatro, o cinema, a televisão.
Há poucos dias, precisamente em 15 de maio, em Oberammergau, Alemanha, deu-se início a um singular espetáculo de título "A representação do sofrimento, morte e ressurreição de nosso Senhor Jesus Cristo". Trata-se de um espetáculo que remete à Idade Média, e que, desde 1634, é regularmente encenado a cada dez anos. É interpretado pelos próprios habitantes da região, e portando não conta com grandes celebridades para atrair o público, nem tampouco com sofisticações cenográficas ou efeitos especiais. É simplesmente a história da Paixão de Jesus representada ao vivo, tal qual é narrada nos Evangelhos. O espectador é transportado "visualmente" através do tempo, como se estivesse presente naqueles eventos ocorridos em Jerusalém há dois mil anos atrás. Há 376 anos, este espetáculo atrai um vasto público. Para este ano estão programadas, até 3 de outubro, 102 representações, que se calcula serão assistidas por meio milhão de pessoas.
Oberammergau é uma pequena cidade de cerca de 5 mil habitantes, situada na Baviera meridional, há poucos quilômetros de Garmisch-Partenkirchen, quase na fronteira com a Áustria. É uma localidade montanhosa, a 800 metros de altitude, que tem no turismo sua principal fonte de renda. Mas sua fama está ligada sobretudo à tradição da Passionsspiele, notícia em todos os jornais do mundo, e que a cada edição atrai um enorme público - verdadeira dádiva para os albergues, hotéis, restaurantes, o comércio e toda a população da região.
A origem da Passionsspiele perde-se no tempo. Era provavelmente uma cerimônia para-religiosa da paróquia de Oberammergau que, em 1633, sofreu drásticas alterações. Naqueles anos, a Alemanha havia sido devastada pela célebre "Guerra dos Trinta Anos", uma guerra de religião, que opôs católicos e protestantes, e que ao longo do período de 1618 a 1648 (trinta anos), se alastrou por vários países europeus; foi extremamente violenta, especialmente na Alemanha.
Em 1633, à devastação provocada pela Guerra dos Trinta Anos na Alemanha veio somar-se a da peste. A epidemia atingiu todos os Estados europeus, e deixou na Baviera efeitos especialmente nefastos. Os habitantes do pequeno povoado de Oberammergau foram brutalmente dizimados. Enquanto a peste avançava em fúria, fizeram uma promessa: caso Deus afastasse daquela cidadela o flagelo da peste, seus moradores, em sinal de gratidão, representariam de modo solene, ao longo dos séculos, a "Paixão e morte de Jesus". Assim, a cerimônia que até então era apenas uma pequena tradição do período da Semana Santa em sua paróquia, tornou-se um evento para proclamar diante do mundo sua gratidão para com Deus.
No século XX, as encenações da Passionsspiele dos anos de 1920 e 1940 não foram realizadas devido às dificuldades relacionadas às guerras mundiais. A história nos lembra que na representação de 1930 estavam presentes Adolf Hitler acompanhado de Geli Raubal e Goebbels - o futuro ministro da propaganda nazista; na de 1950, os hóspedes de honra de Oberammergau foram Konrad Adenauer, chanceler da Alemanha Ocidental, e Dwight D. Eisenhower, futuro presidente dos EUA.
O texto da Passionspiele de Oberammergau remonta ao início do século XVI, e foi enriquecido por diversas adaptações ao longo dos anos. A representação se inicia com a entrada em cena de Jesus em Jerusalém e se conclui com o triunfo da Ressurreição. As cenas se desenvolvem a partir de diversos quadros apresentados nos Evangelhos e nos Atos dos Apóstolos, entre os quais se alternam episódios do Antigo Testamento. Os momentos mais emocionantes são, naturalmente, aqueles que representam os últimos dias da vida de Jesus - sua prisão no monte das oliveiras, a flagelação, o processo e a crucificação. O espetáculo, que é apresentado às terças, quintas, sextas, sábados e domingos, dura cinco horas, divididas em dois atos.
A ação é acompanhada também por música - composta no século XIX por Dedler. Segundo uma regra que é seguida à risca, todos os participantes devem ser nascidos em Oberammergau, ou devem residir na localidade há ao menos 20 anos. Neste ano, cerca de 2.500 pessoas estão envolvidas com o espetáculo, dos quais cerca de 1.800 são adultos e mais de 630 crianças.
Estando a população de Oberammergau em torno dos 5 mil habitantes, metade destes atua neste grande espetáculo. E por um ano, todos deixam os cabelos crescerem, os homens também suas barbas, para estarem fisicamente o mais próximo possível dos personagens que interpretam.

Fonte: Zenit.

Nenhum comentário:

Postar um comentário