terça-feira, 18 de maio de 2010

Nova aliança entre Vaticano e Moscou sobre direitos humanos

Poucos meses após a edição dos discursos de Bento XVI sobre a Europa, por parte do patriarcado ortodoxo de Moscou, um segundo volume publica uma seleção de discursos do patriarca ortodoxo Kiril.
O livro, intitulado "Liberdade e responsabilidade: à procura da harmonia. A dignidade do homem e os direitos humanos" foi lançado, na sala Pio XI da Universidade Católica do Sagrado Coração, em Milão.
O trabalho recolhe os mais importantes discursos sobre direitos humanos pronunciados pelo metropolita Kiril, hoje Patriarca de Moscou e de todas as Rússias. "Com o Papa, temos uma visão comum sobre a tutela da dignidade do homem na Europa", escreve Kiril, pelo que "hoje a Igreja Católica e a Igreja Ortodoxa são as únicas naturalmente aliadas na dura luta contra a ideologia "liberalista e secularista".
É uma ideologia que, escreve Kiril, como o comunismo, uma vez na URSS quisera condenar o Cristianismo à irrelevância social e pública: "No Ocidente se quer relegar a fé ao âmbito da vida privada, de um modo quase pior que quando o fizeram durante o regime soviético em nosso país".
Para vencê-la, escreve o Patriarca de Moscou e de todas as Rússias, a Igreja deverá também entrar "em um diálogo sério e desprovido de preconceitos com o humanismo leigo e liberal", mas com a condição que este não caia na tentação da "unilateralidade".
"É uma análise dura, mas cheia de esperança", sublinha o professor Pierluca Azzaro, da Integração Europeia na Universidade Católica de Milão e diretor do livro. "O Papa Bento XVI e o Patriarca Kiril exortam os cristãos do Oriente e Ocidente a não se conformarem com a mentalidade deste século, convidam todos nós a professarmos nosso credo na Igreja fundada por Cristo Salvador, a defender a liberdade como um valor inquestionável, mas não ilimitado: por sua natureza mais íntima, a liberdade está sempre ligada à verdade".
Dom Gianfranco Ravasi, presidente do Conselho Pontifício para a Cultura, que assina a introdução do livro, sublinha: "Kiril se põe em guarda, de um modo muito incisivo e apaixonado, contra uma ‘nova geração de direitos' que resguardam em seu âmago verdadeiras e autênticas degenerações da dignidade da pessoa humana".
O evento é promovido pela Associação Internacional "Sofia: ideia russa, ideia da Europa", pela Universidade Estatal das Relações Internacionais de Moscou, pelo Diálogo Itália-Rússia das sociedades civis e é patrocinado pelo Vnesheconombank.
A publicação do livro também representa o prólogo da inauguração, em Roma, dia 20 de maio, da Academia Ítalo-Russa Sapientia et Scientia, sempre por iniciativa da associação internacional "Sofia: ideia russa, ideia da Europa", com a colaboração da Universidade Estatal das Relações Internacionais de Moscou.
O projeto recebeu a bênção da Santa Sé e do Patriarcado de Moscou e a aprovação oficial dos Estados italiano e russo. A Academia - que pretende ser um lugar estável de encontro entre expoentes das Igrejas e das sociedades civis da Itália e Rússia - realizará suas atividades em Roma, na Vila Sciarra-Wurts.

Fonte: Zenit.

Nenhum comentário:

Postar um comentário