quinta-feira, 13 de maio de 2010

Renovar comunidades e estruturas da América Latina

Foi com grande êxito, segundo os organizadores, que se realizou em Lima, capital do Peru, o encontro dos bispos responsáveis pela promoção da Missão Continental e Renovação Paroquial nas Conferências Episcopais da América Latina e Caribe, convocada pelo Departamento de Comunhão e Diálogo do Conselho Episcopal Latino-Americano (CELAM).
No início do encontro, durante a Missa de abertura, o arcebispo de Trujillo e presidente da Conferência Episcopal Peruana, Dom Miguel Cabrejos Vidarte, OFM, dirigiu-se à assembleia fazendo um apelo pelo fortalecimento da união com Cristo e com os irmãos.
Participaram do encontro, segundo a CEP, 38 delegados, entre bispos e representantes de conferências episcopais, com o apoio do Pe. Crisóforo Domínguez, secretário executivo do Departamento de Comunhão e Diálogo do CELAM.
Dom Carlos Aguiar, arcebispo de Tlalnepantla, México, apresentou em linhas gerais o programa do encontro, cujo objetivo geral foi discutir estratégias de renovação das estruturas pastorais diocesanas e paroquiais, a partir das diretrizes estabelecidas na V Conferência do Episcopado Latino-Americano e do Caribe, realizado em Aparecida, no Brasil.
Em sua conferência, Dom Pedro Ossandón abordou o tema "A Diocese e a Paróquia: elementos históricos, situação atual - luzes e sombras". Fez uma breve apresentação da história da paróquia na América Latina desde a colonização e ressaltou que "há uma boa notícia para a América Latina: a paróquia está viva, Cristo não está morto e pede que atendam seu rebanho".
O Pe. Carlos Galli fez referência aos estudos sobre a comunhão e a renovação das paróquias, dioceses e estruturas. Destacou o papel da fé e do amor na vida em comunidade: "Só assim seremos discípulos de Jesus: praticando o amor com alegria".

Fonte: Zenit.

Nenhum comentário:

Postar um comentário