segunda-feira, 24 de maio de 2010

“Novo Pentecostes para a África”

Como garantir a implementação das proposições da II Assembleia Especial para a África, do Sínodo dos Bispos, que foi realizada no Vaticano em 2009? Este é o principal objetivo da Consulta pós-sinodal que está sendo organizada juntamente pela Cáritas África e o Departamento de Justiça e Paz do Simpósio das Conferências Episcopais da África e Madagascar (SECAM), que começou hoje em Maputo, Moçambique, e terminará no dia 26 de maio.
"É esperado que a consulta promova a colaboração e sinergia entre várias estruturas eclesiais da África, em especial as organizações da Cáritas e as comissões de Justiça e Paz, para uma abordagem mais forte e efetiva da Igreja até a hora de enfrentar alguns dos desafios identificados pelos padres sinodais e, em consequência, ajudar a construir um continente reconciliado consigo mesmo e com o resto do mundo."
"Um continente em que ‘se encontrem a verdade e o amor, e a justiça e paz se abracem' (Salmo 85)", destaca o segundo vice-presidente da SECAM, bispo Francisco João Silota, de Chimoio, Moçambique, e o presidente da Cáritas África, arcebispo Cyprian Kizito Lwanga, de Campala, Uganda, em sua carta de convite aos participantes, segundo informa o site da Cáritas Internacional.
O convidado principal a esta consulta será o cardeal Peter Turkson, presidente Conselho Pontifício Justiça e Paz, que se pronunciará sobre o tema principal: "O Sínodo dos Bispos para a África - um Novo Pentecostes para a África". Esta intervenção, muito esperada, destacará as áreas prioritárias às quais os assistentes participantes na consulta deveriam dar mais atenção.
A consulta também será uma oportunidade para que os líderes eclesiais na África e suas contraposições do Norte examinem e concretizem modos de colaboração e identifiquem ações prioritárias que integrem o Plano de Ação da SECAM e África em relação à reconciliação, justiça e paz para os próximos anos, com a finalidade de aproveitar o dinamismo criado pelo Sínodo, cujo tema foi "A Igreja na África ao serviço da reconciliação, da justiça e da paz".
"Esperamos 135 participantes, incluindo 3 cardeais e 45 bispos que virão de 45 países. O presidente da SECAM, cardeal Polycarp Pengo, arcebispo de Dar-es-Salaam, Tanzânia, assim como o secretário-geral da Cáritas Internacional, Lesley-Anne Knight, honrarão a consulta com suas presenças."
"Sentimo-nos muito satisfeitos de que esta próxima consulta tenha levantado consideráveis interesses e nosso maior desejo é que as 57 proposições feitas pelos padres sinodais, em outubro de 2009, se traduzam em um plano realista e concreto para os próximos anos, a fim de apoiar o processo de reconciliação, promover a justiça e apoiar a construção da paz, passos essenciaas na luta contra a pobreza", afirmou o secretário executivo da Cáritas África, Jacques Dinan, presidente da Cáritas Maurício.
A consulta, um "Novo Pentecostes para a África", foi inaugurada com uma Missa solene no Domingo de Pentecostes, presidida pelo cardeal Turkson, no pavilhão de Maxaneque, um estádio coberto no centro de Maputo, na presença de representantes do governo e a população de Moçambique.

Fonte: Zenit.

Nenhum comentário:

Postar um comentário