sexta-feira, 28 de maio de 2010

Cuba: “Damas de Branco” agradecem mediação da Igreja

"As Damas de Branco" expressaram no domingo sua esperança na libertação gradual de opositores presos, enquanto agradeceram à Igreja Católica sua mediação com o governo de Raúl Castro, para obterem a liberdade de seus familiares.

"Continuamos com muitas esperanças, as conversações vão avançando (...) temos muita fé que haverá boas notícias", disse Laura Pollán, porta-voz do grupo de familiares de opositores presos desde 2003, ao término da habitual caminhada de domingo que "As Damas de Branco" realizam pelo distrito de Miramar. No domingo participaram aproximadamente 40 mulheres.

Pollán, esposa do prisioneiro Héctor Maseda, que cumpre uma sentença de 20 anos de prisão, informou que no sábado sustentaram "uma reunião muito boa de três horas" com o arcebispo de Havana, cardeal Jaime Ortega y Alamino e com o bispo auxiliar de Havana, Dom Juan de Dios Hernández.

"Falaram-nos que logo haveria surpresas. Se está tratando (com o governo) o tema dos prisioneiros, da aproximação (para as prisões localizadas nos municípios das residências) e o tema de (Guillermo) ‘Fariñas', o jornalista independente em greve de fome há três meses.

O próprio Fariñas informou que as autoridades cubanas começarão nesta segunda-feira a transferir para prisões nos municípios de origem dos prisioneiros e hospitalizarão os doentes após o inédito diálogo mantido entre o presidente Castro e o cardeal Ortega.

Ambos mantiveram na quarta-feira passada uma conversação de mais de cinco horas, na qual o líder eclesiástico advogou pela liberação dos prisioneiros políticos e de consciência, aproximadamente 200, de acordo com organizações defensoras de direitos humanos.

Em declarações por telefone com a agência mexicana de notícias Notimex, Fariñas assegurou que o bispo auxiliar de Havana, Dom Hernández, comunicou-lhe a decisão de governo em uma visita ao hospital, no qual se encontra internado, em Santa Clara, no centro do país.

Pollán se lembrou aquele Fariñas está pedindo a libertação de 26 prisioneiros doentes "e de 18 que estavam longe de suas casas, já sabemos que um foi transferido para a província de Guantânamo, quer dizer que restaram17 fora da área de suas residências".

Depois de afirmar que a hierarquia católica o expressou à véspera que "esta é uma escada, não podemos subir em um salto todos os degraus, iremos passo por passo". Pollán disse desconhecer a data exata das medidas que, de acordo com Fariñas, adotariam as autoridades com os prisioneiros.

"Estas administrações serão de forma progressiva, não podemos pensar como fazem algumas pessoas que têm a esperança de que vão abrir imediatamente as celas e vão sair todos simultaneamente, não" manifestou.

Pollán e outras opositoras conversaram com a imprensa, ao concluir este dia sua caminhada habitual após participar da missa na Igreja de Santa Rita, e depois de viajar alguns quilômetros com palmas-de-santa-rita nas mãos gritaram "Liberdade, liberdade".

Revelou que "As Damas de Branco" pediram por intermédio da Igreja reuniões com as autoridades, "mas não sabemos se irão conceder" e opinou que "se analisássemos isto como uma negociação, deveríamos estar presentes ambas as partes e a Igreja como mediadora".

"Mas parece que não será deste modo. Parece que eles conversam com a Igreja, a Igreja nos transmite e nós conversamos com a Igreja sobre em que estamos de acordo, e continuamos pedindo".

"As Damas de Branco" apoiaram uma primeira reunião com a cúpula católica dia 1º de maio, da qual o cardeal participou; outra no dia 15 com os bispos Ramón Suárez Polcari e José Félix Perez, e uma no dia anterior da qual voltou a assistir o cardeal Ortega y Alamino.


Fonte: Zenit.

Nenhum comentário:

Postar um comentário