sábado, 29 de maio de 2010

Patriarca de Constantinopla visita Moscou

O Patriarca ecumênico de Constantinopla, Bartolomeu I, visitou Moscou, em um encontro que tanto ele como o Patriarca de Moscou, Kiril, qualificaram de "transcendental".
Na terça-feira, ambos tiveram uma reunião com o presidente Dimitri Medvedev no Kremlin, e enla foram analisadas diversas questões das relações entre a Igreja e o Estado.
Ambos os patriarcas celebraram juntos, no domingo passado, a Solenidade de Pentecostes na catedral da Dormição, que se encontra dentro do mosteiro de São Sérgio, segundo informa L'Osservatore Romano em sua edição de terça-feira.
O Metropolita Hilarion Alfeyev, do departamento de relações exteriores da Igreja Ortodoxa Russa, os acompanhou, junto com os metropolitas Miguel da Áustria, Ireno da Myriophyton, Peristasis e Emmanuel da França.
Após a celebração, o Patriarca de Moscou se dirigiu a Bartolomeu I carinhosamente, garantindo-lhe estar "muito feliz por vê-lo" em Moscou.
"Não se trata só de uma visita de cortesia, percebemos que não é assim. Todo protocolo foi modificado para dar lugar à oração comum diante do trono de Deus, ao nosso amor mútuo e à nossa sincera disponibilidade", afirmou Kiril.
"Diante a enorme responsabilidade que temos, devemos seguir adiante como uma família, para dar prova da verdadeira paz. Quanto mais se interagir e cooperar, mais forte será nossa voz. Deus quer que até o final não nos distraiamos do mais importante da ortodoxia, a santa unidade", acrescentou.
O Patriarca Bartolomeu expressou sua emoção por voltar à Rússia depois de 17 anos desde sua última visita, naquela ocasião, ao Patriarca Aléxis II. O patriarca ecumênico mostrou também sua esperança de que esta visita "contribua para reforçar nossas relações fraternas pelo bem de toda ortodoxia".
Ambos os patriarcas, com seus acompanhantes, se dirigiram juntos a pé até a Igreja de São Basílio para inaugurar, em presença do prefeito, Yuri Luzhkov, as Jornadas de Literatura e cultura eslavas.
Está previsto que o Patriarca Ecumênico de Constantinopla permaneça de visita na Rússia até 31 de maio. Além de Moscou, também está previsto que se dirija a São Petersburgo, onde voltará a celebrar com o Patriarca Kiril, na catedral de Santo Isaac.
Aproximação
Esta visita, que responde à anterior visita realizada pelo Patriarca Kiril em junho de 2009 a Istambul, marca uma nova etapa das relações entre ambos os Patriarcados, que havia atravessado nas últimas décadas muitas tensões e dificuldades.
O distanciamento entre os patriarcados ficou patente pelas diferenças sobre a jurisdição da Ucrânia e territórios da Estônia, divididos pela antiga URSS após a queda do comunismo, em 1989.
O porta-voz da Igreja Ortodoxa Russa, arcipreste Nikolai Balashov, afirmou ao respeito que "muitas coisas mudaram desde então".
De fato, o Patriarca Bartolomeu voltou a lançar no ano passado a ideia de convocar um Sínodo Pan-ortodoxo, uma ideia que Constantinopla impulsiona desde 1901, e que nos últimos meses tem cobrado nova força.

Fonte: Zenit.

Nenhum comentário:

Postar um comentário