sexta-feira, 28 de maio de 2010

Papa exorta a reviver “imensa missão” da evangelização

Recebendo na sexta-feira passada, em audiência, os participantes na Assembleia Ordinária do Conselho Superior das Pontifícias Obras Missionárias (POM), que foi realizada em Roma de 17 a 21 de maio, Bento XVI recordou a necessidade de promover sempre a evangelização, que definiu como uma "imensa missão".

No discurso, que foi pronunciado na Sala Clementina do Palácio Apostólico Vaticano, o Papa destacou a necessidade de evangelizar especialmente neste tempo, no qual a humanidade sofre com certa falta de pensamento reflexivo, e se difunde um humanismo que exclui Deus.

Por este motivo, explicou, "é ainda mais urgente e necessário iluminar os novos problemas que surgem com a luz do Evangelho que não muda".

A pregação do Evangelho, declarou, "é um inestimável serviço que a Igreja pode oferecer a humanidade inteira que caminha na história", e o "julgamento crítico sobre as transformações planetárias que estão mudando substancialmente a cultura da humanidade".

O valor de anunciar

Bento XVI reconheceu que quem participa na missão de Cristo "deve inevitavelmente enfrentar tribulações, rejeições e sofrimentos, porque se depara com as resistências e os poderes deste mundo".

Como indicou o apóstolo Paulo, "não temos mais armas que a Palavra de Cristo e de sua Cruz".

A missão ad gentes, além disso, "convida a Igreja e aos missionários que aceitem as consequências de seu ministério: a pobreza evangélica que lhes confere a liberdade de pregar o Evangelho com valor e franqueza; a não-violência, que respondem ao mal com o bem; a disponibilidade a dar a própria vida pelo nome de Cristo e por amor aos homens".

"Como o apóstolo Paulo demonstrava a autenticidade de seu mistério com as perseguições, feridas e torturas sofridas, assim a perseguição é também prova da autenticidade de nossa missão apostólica."

O poder do Espírito

Na vigília da solenidade de Pentecostes, que foi celebrada no domingo, 23 de maio, o Pontífice afirmou que "é o Espírito Santo que une e preserva a Igreja, dando-lhe força e de se expandir, preenchendo os discípulos de Cristo com uma riqueza imensa de carismas".

A propósito disso, confessou que a celebração do Ano Sacerdotal "ajudou a dar maior consciência do que a obra missionária requer de uma união cada vez mais profunda com Aquele que é o Enviado de Deus Pai para a salvação de todos; requer compartilhar esse "novo estilo de vida" que foi inaugurado pelo Senhor Jesus e que foi feito próprio pelos Apóstolos".

Concluiu, portanto, sua intervenção agradecendo a todos os membros das Obras Missionárias Pontifícias, comprometidos de diversas formas a "ter alta consciência missionária das Igrejas particulares, empurrando-as com uma participação mais ativa na missio ad gentes, com a formação e o envio de missionários e missionárias e a ajuda das Igrejas jovens".

Objetivo

A Assembleia das POM teve por tema "a construção da comunhão eclesial e a chave da missão" e nela participaram 118 diretores nacionais das Pontifícias Obras Missionárias procedentes dos cinco continentes.

Dom Piergiuseppe Vacchelli, Secretário adjunto da Congregação para a Evangelização dos Povos e presidente das POM; explicou que, "como em toda mudança histórica, temos que enfrentar transformações qualitativas da sociedade, que especialmente no Ocidente, está construindo sua cultura se privando de Deus e de Jesus Cristo", recorda a agência Fides.

Abrindo os trabalhos da Assembleia, o prelado destacou em particular a importância do "Fundo de Solidariedade Universal", que "é como o ABC das POM, sem o qual as POM já não teriam razão de existir", e convidou os presentes a sempre seguirem critérios de "transparência, responsabilidade, coerência e sentido de justiça" na gestão dos donativos.

A Assembleia discutiu também sobre possíveis variações no Estatuto das POM e da atenção dada a Domus Missionalis, realidade administrada pelos colégios internacionais presentes em Roma, lugares de formação acadêmica e espiritual para seminaristas e catequistas do mundo todo.


Fonte: Zenit.

Nenhum comentário:

Postar um comentário