terça-feira, 18 de maio de 2010

Para que jornalistas informantes de religião não tenham desculpas

A Faculdade de Comunicação Institucional da Universidade Pontifícia da Santa Croce oferecerá em setembro, pela segunda vez, um seminário com duração de uma semana, que tem como objetivo proporcionar aos jornalistas que escrevem sobre religião um conjunto de ferramentas para aprimorar sua cobertura na Igreja Católica.
O seminário, intitulado The Church Up Close: Covering Catholicism in the Age of Benedict XVI, acontecerá em Roma, de 6 a 12 de setembro de 2010. Será em inglês e está aberto a todos os jornalistas ativos, ainda que o número de participantes seja limitado.
É possível consultar uma informação mais detalhada do seminário The Church Up Close em seu site (http://www.church-communication.net/), onde também é possível baixar a programação.
Junto às apresentações que descrevem a natureza da Igreja e o funcionamento do Vaticano, será oferecida no seminário uma variedade de temas, como: a relação entre a Igreja Católica e a comunidade anglicana (considerando a imediata visita do Papa ao Reino Unido); a pesquisa com células-tronco e temas de bioética; o Papa Pio XII e os judeus; as minorias cristãs no mundo; a beatificação do cardeal Newman; a diplomacia da Igreja.
Além do seminário, será dedicada atenção especial às recentes controvérsias midiáticas sobre os escândalos de abusos sexuais.
Entre as autoridades que participarão do seminário, destacam-se as seguintes: cardeal Francis Stafford, penitenciário maior emérito da Penitenciaria Apostólica; professor David Jeager, O.F.M., especialista da Santa Sé para relações com Israel; cardeal Peter K.A. Turkson, presidente do Conselho Pontifício Justiça e Paz; Dom Peter Wells, da Secretaria do Estado; padre Frederico Lombardi SJ, diretor da Sala de Imprensa da Santa Sé; Dom Lucio Ruiz, chefe da Assessoria Vaticana de Internet; e Yago de la Cierva, diretor de Comunicação da Jornada Mundial da Juventude de Madri 2011.
Segundo o presidente do comitê organizador, Prof. D. John Wauck, "o seminário The Church Up Close é uma versão condensada de uma série de aulas que nossa faculdade oferece atualmente - uma vez ao mês, em italiano - durante o ano acadêmico, para os vaticanistas residentes em Roma. O êxito desses cursos nos incentivou a oferecer um programa semelhante, durante uma semana e em inglês, para jornalistas que não residem permanentemente em Roma".
O professor Wauck considera que "informar sobre uma instituição tão antiga e estendida como a Igreja Católica sempre foi um enorme desafio. Em um mundo interconectado e próximo como o nosso, é cada vez mais necessário contar sobre as histórias da Igreja local com uma perspectiva global. Este seminário deveria ajudar os jornalistas a fazê-lo. Além disso, Roma é um cenário ideal para refletir sobre a relação entre religião e meios de comunicação junto a jornalistas do mundo inteiro".
O seminário de setembro prevê, junto às sessões acadêmicas, visitas e encontros pessoais com oficiais da Cúria e corresponsáveis veteranos do Vaticano. O objetivo é proporcionar não só um conhecimento básico do ambiente vaticano, mas também uma análise séria e profunda dos desafios mais importantes que a Igreja enfrenta atualmente. No quinto ano de pontificado, o seminário oferecerá igualmente uma perspectiva sobre o pensamento do Papa e sua liderança na maior igreja do mundo. Este seminário é possível graças à generosa colaboração da fundação norte-americana Our Sunday Visitor.

Para mais informações: chrchupclose@pusc.it

Nenhum comentário:

Postar um comentário