segunda-feira, 31 de maio de 2010

Papa pede orações pela paz e prosperidade em Chipre

Neste domingo, Bento XVI, ao saudar os peregrinos de língua inglesa após a oração do Ângelus na praça São Pedro, lembrou sua próxima viagem apostólica a Chipre, que será realizada entre 4 e 6 de junho, durante a qual se encontrará com representantes das Igrejas do Oriente Médio em vista do Sínodo de outubro.
"Peço-vos - disse - que oreis pela paz e pela prosperidade de todo o povo de Chipre, bem como pelos preparativos da Assembleia Especial" do Sínodo dos Bispos, programada para o período de 10 a 24 de outubro, e que terá como tema "A Igreja Católica no Oriente Médio: comunhão e testemunho".
De fato, no domingo, de 6 de junho, o Pontífice presidirá uma Santa Missa no Palácio do Esporte Elefteria de Nicósia, ocasião em que será publicado o Instrumentum Laboris, documento de trabalho do Sínodo dos Bispos sobre o Oriente Médio.
Bento XVI será o primeiro Papa da história a visitar o país mediterrâneo.
Chipre, colônia britânica até 1960, foi dividido, após sua independência, entre a população de origem grega e a de origem turca.
Após uma série de conflitos entre as duas comunidades, em 1974 a Turquia invadiu o norte do país, estabelecendo a República Turca do Norte de Chipre, que não é reconhecida pela comunidade internacional. O país foi admitido junto à União Europeia em 2004.
Sua população é constituída por quase 800 mil habitantes, dos quais cerca de 78% são greco-ortodoxos e 18%, muçulmanos.

Fonte: Zenit.

Nenhum comentário:

Postar um comentário