quarta-feira, 26 de maio de 2010

Mídia africana católica pretende ser agente de paz e verdade

Os meios de comunicação católicos da Ruanda, Burundi e República Democrática do Congo se comprometeram a "ser agentes de paz e de verdade" nas eleições dos três países. O compromisso foi assumido em uma reunião celebrada em Goma, República Democrática do Congo.
"Que os jornalistas católicos de Burundi, República Democrática do Congo e Ruanda desenvolvam sua profissão inspirados nos princípios da fé e que sejam agentes de paz, evitando a cultura da mentira, violência e da divisão", é o convite dos meios católicos da Ruanda, Burundi e República Democrática do Congo, informa a agência Fides.
Um convite feito em 12 de maio por 15 representantes dos meios de comunicação católicos dos três países que fazem parte da Associação da Conferência Episcopal da África Central (ACEAC), reunidos no Centro de Visitantes de Caritas Goma, no leste da República Democrática de Congo, para um encontro sobre o tema "Os meios de comunicação católicos e a política eleitoral na área ACEAC".
Em seu discurso de abertura, o padre Mombili afirmou que a sub-região dos Grandes Lagos se encontra diante de um grande desafio "de reconstruir a ordem social perturbada pelas incontáveis tragédias das últimas décadas".
Os bispos da ACEAC convocaram ao seminário de Goma (como uma forma de catecismo para os comunicadores católicos sobre a doutrina social da Igreja, sobre o uso correto dos meios de comunicação, que devem respeitar a verdade e promover a caridade".
Entre os Oradores está Henry Muhiya, secretário da Comissão episcopal para os recursos naturais da Conferência Episcopal Nacional de Congo, analisou a experiência da ‘célula ad roc' para a educação cívica e eleitoral promovida pelos bispos congoleses durante as eleições políticas de 2006.
O padre Celestin Bwanga, diretor da Rádio-Televisão e presidente da Comissão Diocesana Amani pra as Comunicações Sociais da arquidiocese de Kisangani, R.D. Congo, deu uma palestra sobre as rádios comunitárias.
O padre Jean-Baptiste Malenge, secretário da Comissão episcopal para as Comunicações Sociais da Conferência Episcopal do Congo, recordou os princípios da doutrina da Igreja, diante dos desafios da violência, credibilidade e verdade.
Na missa de clausura do encontro, os participantes se comprometeram a trabalhar juntos como parte de uma rede de comunicadores católicos e convidaram aos governantes dos três países a respeitar as regras da democracia, incluindo o código eleitoral da Constituição.

Fonte: Zenit.

Nenhum comentário:

Postar um comentário