quinta-feira, 27 de maio de 2010

Vaticano e República Dominicana reafirmam compromisso pela vida

O presidente da República Dominicana, Leonel Fernández Reyna, foi recebido pelo Papa no último dia 21, no Vaticano, posteriormente pelo secretário de Estado, cardeal Tarcisio Bertone, e pelo secretário para as Relações com os Estados, Dom Dominique Mamberti.
Durante esta visita, foi abordada a importância de continuar promovendo a vida humana, a contribuição da Igreja no desenvolvimento do país, o compromisso das autoridades para enfrentar os problemas sociais do país e a contribuição na organização das ajudas humanitárias no Haiti.
Os colóquios se desenvolveram "em um clima de cordialidade", informou um comunicado da Sala de Imprensa da Santa Sé.
"Foi destacada a importância de continuar promovendo a vida humana, da concepção até a morte natural", continuou.
Neste sentido, apesar das ameaças a inviolabilidade da vida, em setembro de 2009, a assembleia do país reiterou sua oposição ao aborto, colocando o princípio de que "o direito a vida é inviolável desde a concepção até a morte".
Durante as reuniões no Vaticano, também "foi apreciada a grande contribuição que a Igreja oferece no desenvolvimento do país, especialmente no campo educacional e sanitário, em que é oferecida uma atenção especial aos mais necessitados".
Os altos representantes também trocaram "opiniões sobre o compromisso das autoridades dominicanas para enfrentar os problemas sociais que afligem seu país".
Entre esses problemas, a Igreja destacou em ocasiões anteriores a corrupção, violência, drogas e pobreza, e afirmou a necessidade de que as autoridades intervenham de uma maneira mais ativa.
Finalmente, durante as conversações da sexta-feira, foi falado da situação internacional e regional.
Sobre isso, o comunicado conclui que "foi destacado o papel da República Dominicana na organização de ajuda humanitária no Haiti".

Fonte: Zenit.

Nenhum comentário:

Postar um comentário