quinta-feira, 13 de maio de 2010

Fátima: Papa convida a reacender chama da fé

Num mundo em que a fé corre o risco de ser cada vez mais excluída, Bento XVI exortou a reacender com vigor esta chama, do Santuário de Nossa Senhora de Fátima, em sua primeira noite de permanência.
Milhares de peregrinos portando velas nas mãos iluminaram a esplanada deste lugar mariano durante a tradicional vigília de oração que introduz a solenidade de Nossa Senhora de Fátima, celebrada pela Igreja em 13 de maio.
Após alguns cânticos marianos, entoados pelo coro e pelos peregrinos, quando noite, o Papa abençoou as velas da procissão e descreveu o panorama imponente que tinha perante seus olhos como "um mar de luz à volta desta singela capelinha, amorosamente erguida em honra da Mãe de Deus e nossa Mãe, cujo caminho da terra ao céu foi visto pelos pastorinhos como um rasto de luz".
Referia-se às crianças que, em 13 de maio, foram testemunhas dos aparecimentos da Virgem, Jacinta e Francisco, beatificados há exatamente dez anos, e Lúcia, que faleceria em 2005.
"No nosso tempo em que a fé, em vastas zonas da terra, corre o perigo de apagar-se como uma chama que já não recebe alimento, a prioridade que está acima de todas é tornar Deus presente neste mundo e abrir aos homens o acesso a Deus", assegurou o Pontífice em sua fala introdutória.
"Não tenhais medo de falar de Deus e de ostentar sem medo os sinais da fé, fazendo resplandecer aos olhos dos vossos contemporâneos a luz de Cristo", encorajou.
O Papa deixou como conselho aos peregrinos a oração mariana do terço, com a qual é possível se "atrair pelos mistérios de Cristo, os mistérios do Rosário de Maria".
A oração do terço, assegurou, que "permite-nos fixar o nosso olhar e o nosso coração em Jesus, como sua Mãe, modelo insuperável da contemplação do Filho".
Por fim, confessou que se sente profundamente acompanhado pela "devoção" e "afeto" dos fiéis presentes em Fátima e em "todo o mundo".
"Trago comigo as preocupações e as esperanças deste nosso tempo e as dores da humanidade ferida, os problemas do mundo e venho colocá-los aos pés de Nossa Senhora de Fátima", reconheceu.
Quando iniciava a oração dos mistérios gloriosos do Rosário, a primeira parte do Pai Nosso e da Ave Maria, foi recitada pelo Papa em latim, enquanto a segunda parte das orações foi rezada pelos fiel em seu próprio idioma, para mostrar a universalidade da Igreja.
Ao início, o Papa recebeu de Dom Antônio Marto, bispo de Leiria-Fátima, o primeiro terço oficial de Fátima.
Trata-se de um terço de ouro, formado por Pais Nossos e a Aves Marias em pedras de topázio. O ouro ilustra o Santuário de Fátima, enquanto o topázio faz-se passar pela luz azul céu, límpido e profundo, cor que a tradição associa à figura de Maria.

Fonte: Zenit.

Nenhum comentário:

Postar um comentário