terça-feira, 18 de maio de 2010

Vaticano adotará infraestrutura de comunicação em fibra ótica

O governo do Estado da Cidade do Vaticano assinou, na semana passada, com a empresa Telecom Itália, um "acordo para a realização de uma moderna infraestrutura de comunicação integrada em fibra ótica".
Segundo um comunicado conjunto do governo do Estado Vaticano e a empresa Telecom Itália, o contrato prevê a instalação do primeiro núcleo desta nova infraestrutura de rede IP de banda larga para transmissão de serviços de voz, dados e vídeo de última geração.
A infraestrutura cobrirá o âmbito territorial da Santa Sé e do Estado da Cidade do Vaticano, estendendo-se sobre um total de mais de 400km.
O plano prevê a conexão em fibra ótica das 10 sedes extraterritoriais mais significativas, incluídas as vilas pontifícias de Castel Gandolfo e as estações de rádio de Santa Maria de Galeria.
A rede Full IP em fibra ótica permitirá alcançar uma velocidade a partir de 10 gigabytes por segundo entre a Santa Sé e as 10 sedes extraterritoriais situadas em Roma e nas áreas vizinhas.
"A nova plataforma centralizada de comunicação substituirá a atual infraestrutura da Santa Sé, garantindo, além de todas as funcionalidades tradicionais, a utilização de serviços inovadores no que diz respeito às normas de qualidade das redes de nova geração", indica o comunicado.
"O acordo prevê também, por parte da Telecom Itália, a criação de um centro operativo que será utilizado pela Direção de Telecomunicações do governo do Estado da Cidade do Vaticano para a gestão da infraestrutura", acrescenta.
O contrato assinado com a Telecom Itália terá duração de 3 anos e é renovável a cada ano durante os próximos 5 anos.
Prevê o fornecimento de serviços de projeto, instalação e configuração. Além disso, a empresa proporcionará provas de todas as plataformas tecnológicas e serviços de formação técnica, assistência e manutenção.

Fonte: Zenit.

Nenhum comentário:

Postar um comentário