sexta-feira, 10 de dezembro de 2010

Santa Sé retoma negociações com OLP

Na última terça-feira, 7 de dezembro, recomeçaram as negociações entre a Santa Sé e a Organização para a Libertação da Palestina (OLP), no âmbito do Acordo Fundamental assinado em 2000 por ambas as partes.

Estas negociações são destinadas a regular a presença e a atividade da Igreja Católica nos Territórios Palestinos através de um acordo bilateral, segundo um comunicado conjunto divulgado hoje pela Santa Sé.

Nesta primeira reunião, realizada na sede do presidente palestino, Mahmoud Abbas, em Ramallah, participaram, como chefes de delegações, Dom Ettore Balestrero, subsecretário vaticano para as Relações com os Estados, e Ziad Al-Bandak, conselheiro do presidente Abbas para as Relações com os Cristãos.

As conversas, segundo o comunicado, "aconteceram em uma atmosfera cordial" e as partes "concordaram em estabelecer um grupo de trabalho" para desenvolver o acordo bilateral.

A delegação vaticana estava composta por Dom Antonio Franco, delegado apostólico em Jerusalém e na Palestina; Dom Salim Sayegh, vigário geral do Patriarcado Latino em Amã; Dom Maurizio Malvestiti, subsecretário da Congregação para as Igrejas Orientais; Dom Alberto Ortega, oficial da Secretaria de Estado; Dom Sommertag Waldemar, conselheiro da Delegação Apostólica de Jerusalém; e Ghassan Faramand e Emil Salayta, do Tribunal Eclesiástico em Jerusalém.

A delegação palestina estava composta por: Nabil Shatha, membro do Comitê Central; Nimer Hamad, conselheiro do presidente; o embaixador Shawqi Armali; Ramzi Khouri, presidente do Fundo Nacional Palestino; Bernard Sabella, membro do Conselho Legislativo Palestino; e Kassissieh Issa, vice-presidente do Departamento de Negociações.

Fonte: Zenit.

Nenhum comentário:

Postar um comentário