quarta-feira, 15 de dezembro de 2010

Papa cria nova diocese no Brasil e nomeia seu primeiro bispo

O Papa Bento XVI fundou nesta quarta-feira, 15, a Diocese de Camaçari, no território demarcado da Arquidiocese de São Salvador da Bahia, sendo ligada à Igreja Metropolitana.

O Santo Padre nomeou como primeiro bispo desta nova Diocese o Monsenhor João Carlos Petrini, então Bispo Auxiliar de Salvador.

Biografia de João Carlos Petrini

Monsenhor João Carlos Petrini nasceu em 18 de novembro de 1945 em Fermo, Itália. Depois do curso fundamental, frequentado entre 1965 e 1970, os estudos de Ciência Política foi realizado na Universidade de Perugia, Itália. Como membro do Movimento de Comunhão e Libertação foi enviado como missionário leigo ao Brasil, na Arquidiocese de São Paulo.

No Brasil frequentou a Faculdade de Teologia Nossa Senhora da Assunção. Depois da ordenação, laureou-se em Ciência Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Foi ordenado sacerdote em 28 de junho de 1975 pela Arquidiocese de Fermo, e designado fidei donum pela Arquidiocese de São Paulo, e em 1988, pela Arquidiocese de São Salvador da Bahia.

Depois da ordenação sacerdotal, exerceu os seguintes cargos: em São Paulo foi assistente na Pastoral Universitária; em Salvador, Bahia, foi prefeito dos estudantes do Seminário São João Maria Vianney, membro do Conelho Presbiteral, vigário forâneo, assistente eclesiástico da fraternidade da Comunhão e Libertação em Salvador, assessor da Comissão Família e Vida da Conferência Episcopal Nacional, professor do Instituto Teológico São Bento, membro do Conselho Editorial da Revista “Análise e Síntese”, coordenador do curso de especialização em Ciência da Família na Universidade Católica de Salvador e diretor do Pontifício Instituto João Paulo II para os estudantes de Matrimônio e Famíliam em Salvador, Bahia.

Em 12 de janeiro de 2005 foi nomeado bispo auxiliar de Salvador, Bahia, e recebeu a ordenação episcopal em 10 de março de 2005.

Atualmente é membro da Comissão Episcopal da Pastoral para a Vida e a Família.

Dados estatísticos da nova Diocese de Camaçari

Superficie = 2.382 km2
População = 708.122 habitantes
Católicos = 481.523
Paróquias = 16
Sacerdotes = 20
Seminaristas = 15
Religiosos = 8
Religiosas = 47

Dados da Arquidiocese de Salvador depois do desmembramento

Superficie = 2.718 km2
População = 3.247.278 habitantes
Católicos = 2.208.149
Paróquias = 106
Sacerdotes = 175
Seminaristas = 49
Religiosos = 208
Religiosas = 624

Os municícios que formam o território da nova Diocese de Camaçari são: Camaçari, Candeiais, Dias D’Avila, Madre de Deus, São Francisco do Conde, São Sebastião do Passe, Simões Filho e Terra Nova.

Fonte: Canção Nova.

Nenhum comentário:

Postar um comentário