quinta-feira, 9 de dezembro de 2010

Mistério da Imaculada Conceição é fonte interior de luz

Na Solenidade da Imaculada Conceição de Nossa Senhora, Bento XVI presidiu a oração mariana do Angelus, na Praça São Pedro, no Vaticano, onde o aguardavam vários fiéis e peregrinos.

"Hoje, a nossa oração do Angelus adquire uma luz especial, no contexto da Solenidade da Imaculada Conceição de Nossa Senhora" - frisou o Papa recordando que na liturgia desta festa a Igreja proclama o Evangelho de São Lucas onde contém o diálogo entre o anjo Gabriel e a Virgem Maria.

"Alegre-se, cheia de graça! O Senhor é contigo!" – disse o mensageiro de Deus, revelando a identidade profunda de Maria, a "cheia de graça", nome que o Senhor lhe deu. "Esta expressão que nos é familiar desde a infância, pois a pronunciamos toda vez que rezamos a "Ave Maria" nos oferece a explicação do mistério que hoje celebramos" – ressaltou Bento XVI.

"Maria, desde o momento em que foi concebida por seus pais, foi escolhida por Deus para ser a mãe de seu Filho que se fez homem. Por isso, Maria foi preservada do pecado original. O anjo se dirige a ela com o nome "cheia de graça" que literalmente significa: "desde sempre repleta do amor de Deus", de sua graça" - frisou o Santo Padre.

"O mistério da Imaculada Conceição é fonte de luz interior, esperança e conforto. No meio a tantas provações da vida e contradições que o homem experimenta dentro de si e ao seu redor, Maria, Mãe de Cristo, nos diz que a Graça é maior do que o pecado, que a misericórdia de Deus é mais forte que o mal e sabe transformá-lo em bem" – sublinhou o Papa.

O Santo Padre recordou que "infelizmente, todos os dias nós experimentamos o mal, que se manifesta de várias formas nas relações, nos acontecimentos da vida e que a sua raiz está no coração do ser humano, um coração ferido, doente e incapaz de curar-se sozinho. A Sagrada Escritura nos revela que a origem de todo mal está na desobediência à vontade de Deus, e que a morte passou a dominar porque a liberdade humana cedeu à tentação do maligno. Deus, porém, não vacila em seu designo de amor e vida. Através de um longo e paciente caminho de reconciliação preparou a aliança nova e eterna, sigilada com o sangue de seu Filho, que nasceu de uma mulher".

Bento XVI recordou que na tarde de hoje renovará o tradicional ato de devoção à Virgem Imaculada na Praça de Espanha, no centro de Roma. "Que Maria nos ajude a ter fé em Deus, a crer em sua Palavra, a repelir sempre o mal e escolher o bem", concluiu o Papa confiando à Virgem Maria as necessidades mais urgentes da Igreja e do mundo.

A seguir o pontífice concedeu a todos a sua bênção apostólica.

Fonte: Rádio Vaticano

Nenhum comentário:

Postar um comentário