domingo, 19 de dezembro de 2010

Artesãos de Guanajuato (México) entregam presépio ao Papa

Um presépio com figuras de cera de até um metro de altura, feitas por artesãos do estado de Guanajuato (México), foi entregue na quarta-feira ao Papa, após a audiência geral. O presépio foi colocado no átrio da Sala Paulo VI.

Também foi inaugurada na última quinta-feira, no Museu do Vaticano, a exposição "Natal Mexicano no Vaticano: a presença do estado de Guanajuato", no âmbito das comemorações do bicentenário da independência do México (comemorada em 16 de setembro) e do centenário da Revolução Mexicana (comemorada em 20 de novembro).

Artesanato natalino

Dentro da exposição, que comemora o bicentenário do México, há cerca de 1.250 peças de exposição. Entre uma centena de obras de arte de cestaria, que representam, entre outros objetos, flores feitas de palma e cana, cerca de 500 esferas de cerâmica e 200 figuras de vasos, aves e pombos feitas em técnica maiólica.

Há também cerca de 350 peças de metal: esferas, anjos, pombas, estrelas, corações, velas e medalhões.

No presépio entregue ao Papa, está presente uma réplica da fachada da igreja na cidade de Dolores Hidalgo, considerada um emblema da independência do México.

As obras foram feitas por artesãos de Dolores Hidalgo, Salamanca, Tierra Alta, San Miguel de Allende, Tarandacuao e outros locais de Guanajuato.

Dentro da mostra, há também uma exposição de fotografia, que inclui obras do artista mexicano Gibrán Peña.

A exposição permanecerá até 2 de fevereiro, dia da apresentação de Jesus no templo.

Fonte: Zenit - (Carmen Elena Villa)

Nenhum comentário:

Postar um comentário