sábado, 11 de dezembro de 2010

“Ambiente bom e aberto” no encontro da Comissão Santa Sé-Israel

"Um ambiente bom e aberto" caracterizou a reunião plenária da Comissão Bilateral de Trabalho entre a Santa Sé e o Estado de Israel, realizada ontem no Ministério das Relações Exteriores de Israel. A informação foi divulgada hoje, por meio de um comunicado da Sala de Imprensa da Santa Sé.

A delegação do Vaticano foi liderada por Dom Ettore Balestrero, subsecretário para as Relações com os Estados; e a do Estado de Israel, por Danny Ayalon, MK, vice-ministro de Assuntos Exteriores.

No início da reunião, revela a nota, fez-se referência ao telegrama enviado pelo cardeal Tarcisio Bertone, secretário de Estado, a Benjamin Netanyahu, primeiro-ministro do Estado de Israel, "com o qual se transmitia a segurança das orações e de solidariedade do Papa Bento XVI às famílias dos falecidos, aos feridos e a todos aqueles que foram afetados pelos recentes incêndios no Norte de Israel".

O texto também transmite a estima do Papa "pelos esforços de socorro, que foram realizados com generosa dedicação" e suas orações "por aqueles que perderam suas casas nesta tragédia, para que possam em breve ser capazes de reconstruir suas próprias vidas".

"A reunião discutiu os próximos passos para a conclusão do acordo", acrescenta o comunicado do Vaticano, referindo-se ao Fundamental Agreement assinado em 30 de dezembro de 1993, que permitiu o estabelecimento de relações diplomáticas entre a Santa Sé e Israel e que concerne a questões econômicas, fiscais e de propriedade que interessam em geral à Igreja Católica ou a comunidades e instituições católicas concretas em Israel.

A próxima reunião da plenária será realizada em 16 de junho de 2011, no Vaticano. O próximo encontro do Grupo de Trabalho será realizado, por sua vez, em 3 de fevereiro de 2011.

A delegação da Santa Sé estava composta por Dom Antonio Franco, núncio apostólico em Israel e chefe da delegação do Grupo de Trabalho; Dom Maurizio Malvestiti, subsecretário da Congregação para as Igrejas Orientais; Dom Alberto Ortega Martin, da Secretaria de Estado; Dom Giacinto-Boulos Marcuzzo, vigário do Patriarcado Latino; Dom Waldemar Stanislaw Sommertag, conselheiro da Nunciatura Apostólica; David-Maria A. Jaeger, O.F.M., conselheiro jurídico; Henry Amoroso, vice-conselheiro jurídico; o arquimandrita Maher Abboud; Pietro Felet, S.C.J.; Ibrahim Faltas, O.F.M.; Giovanni Caputa, S.D.B., secretário.

Do lado israelense, participaram: Shmuel Ben-Shmuel, chefe do Departamento de Assuntos Judaicos e Inter-Religiosos no mundo do Ministério de Assuntos Exteriores (MNE); Mordechay Lewy, embaixador de Israel junto à Santa Sé; Gur Michal-Aryeh, vice-diretor do Departamento de Direito do MAE; Bahij Mansour, diretor do Departamento para Assuntos Religiosos do MAE; o advogado Itai Apter, do Ministério da Justiça; Oded Brook, diretor de Assuntos Internacionais do Ministério das Finanças; David Segal, conselheiro diplomático; e a equipe de assessoria do vice-ministro de Assuntos Exteriores; Ashley Perry, conselheiro para a mídia internacional; Klarina Shpitz, chefe de equipe; e Chen Ivri Apter.

Fonte: Zenit.

Nenhum comentário:

Postar um comentário