sexta-feira, 24 de dezembro de 2010

Praça de São Pedro inaugura presépio amanhã

Amanhã, 24 de dezembro, às 17h (horário de Roma), será inaugurado o presépio monumental da Praça de São Pedro, seguindo uma tradição que remonta a 1982, quando João Paulo II quis colocar uma Sagrada Representação na frente da Basílica Vaticana.

A inauguração do presépio será seguida, às 18h, por outro ato significativo: o Papa Bento XVI acenderá a "Luz da Paz" colocada no peitoril da janela de seu escritório particular.

O Santo Padre visitará o presépio da Praça de São Pedro na tarde de 31 de dezembro, após a celebração das Vésperas na Basílica Vaticana.

Colocado sobre uma superfície de 300 m2, com uma fachada de quase 25 metros, o presépio é inspirado, como sempre, nas narrativas do Evangelho e inclui cenas da vida da Palestina daquela época e de outras realidades geográficas.

No centro está o ambiente humilde do nascimento divino, uma cabana escondida em uma gruta natural que alberga o Menino, Maria e José, acompanhados pela presença silenciosa do boi e do burro.

À esquerda do espectador, uma construção coberta com uma cúpula de madeira acolhe nove personagens - homens, mulheres e crianças - que tocam instrumentos típicos de corda, sopro e percussão, diante de uma rede cheia de peixes; a barca e os cestos de frutas que enfeitam o cenário indicam a principal atividade da pequena comunidade: a pesca e o cultivo da terra.

As estátuas de madeira foram doadas ao Papa pelas Filipinas, através da sua embaixada junto à Santa Sé, por ocasião da celebração 60º aniversário do estabelecimento das relações diplomáticas entre ambos os Estados.

Na extremidade oposta do presépio, à direita, uma gruta com teto de madeira oferece abrigo para testemunhas em primeira mão do Natal: os pastores e os Reis Magos, no ato de adoração ao Deus Menino.

As estátuas mais antigas, expostas anualmente no presépio da Praça de São Pedro são 9 e procedem da composição preparada em 1842 por São Vicenzo Pallotti, na igreja romana de Sant'Andrea della Valle; são guardadas pela comunidade vaticana das Irmãs Franciscanas Missionárias de Maria, que a cada ano se encarregam de preparar os figurinos para cada personagem.

Conhecidas como "Irmãs da tapeçaria", pois são responsáveis, desde 1926, pelo laboratório de restauração de tapeçarias, as religiosas vestem as estátuas entre 22 e 24 de dezembro e voltam a prestar este serviço na noite de 5 a 6 de janeiro, trocando as vestimentas dos pastores e transformando-os em Reis Magos.

Fonte: Zenit.

Nenhum comentário:

Postar um comentário