quarta-feira, 15 de dezembro de 2010

Venezuela: jovens católicos ajudam vítimas das inundações

O Ministério da Juventude e a Pastoral Universitária da Igreja Católica na Venezuela divulgaram uma mensagem - datada do dia da Imaculada Conceição, 8 de dezembro - na qual se solidarizam com as vítimas das recentes chuvas torrenciais e convidam os jovens católicos do país a se unirem ao esforço daqueles que ajudam as pessoas desabrigadas.

Os jovens iniciam sua mensagem com uma citação de Bento XVI na festa de Maria: "Na solenidade da Imaculada Conceição, contemplamos a Mãe de Deus, cheia de graça e beleza, e lhe pedimos que nos ajude a viver cada dia completamente dedicados a servir os nossos irmãos".

"Em meio às dificuldades e à dor que o nosso povo venezuelano vive, pelas consequências trágicas que as chuvas dos últimos quinze dias estão causando, pelos falecidos e pelos milhares de desabrigados e famílias que perderam suas casas, seus pertences e tudo o que significa estar sem um lar, muitas vezes sob a água, em condições insalubres, em abrigos ou com familiares", os jovens venezuelanos elevam "uma oração por eles".

O Departamento de Juventude, da Secretaria Permanente do Episcopado Venezuelano, também convidou "todos os grupos juvenis e universitários católicos a que prossigam ativamente na solidariedade, na caridade vivida em plenitude através da adesão a voluntariados e a centros de coleta presentes nas estruturas das dioceses, Cáritas, colégios, universidades, entre outros".

"Para nós, jovens católicos, o Senhor converte até os momentos mais difíceis e dolorosos em uma oportunidade de conversão e graça; portanto, responder a este apelo que Ele nos faz nos permitirá certamente educar-nos na caridade, reconhecendo a sua presença em cada pessoa necessitada, com sua diversidade de ideias, alegrias e tristezas", indica a mensagem.

"Estamos e queremos continuar muito animados no acompanhamento e na ajuda a muitos dos nossos irmãos venezuelanos, e convidamos todos os jovens a mobilizar-se e a colaborar ativamente", sublinham.

Eles concluem desejando que "o Senhor Jesus, fonte firme de esperança para nós, que neste momento nos preparamos para celebrar o seu nascimento, nos permita viver plenamente a caridade nos assista nestes tempos difíceis".

Fonte: Zenit.

Nenhum comentário:

Postar um comentário