quarta-feira, 22 de dezembro de 2010

Nomeações para o Brasil

Bento XVI nomeou nesta quarta-feira, bispo da Diocese de Joaçaba, em Santa Catarina, Dom Mário Marquez, até agora bispo auxiliar da Arquidiocese de Vitória (ES).

Dom Marquez nasceu em Lucerna, na Diocese de Lages (SC), em 23 de novembro de 1952. Entrou na Ordem dos Frades Menores Capuchinhos e estudou Filosofia no Convento Capuchinho Bom Jesus, em Ponta Grossa (PR), e Teologia no Instituto Teológico de Santa Catarina, em Florianópolis. Em 31 de maio de 2006 foi nomeado bispo auxiliar da Arquidiocese de Vitória.

Ainda no Brasil, o Papa nomeou hoje bispo auxiliar da Arquidiocese de Porto Alegre (RS), Pe. Agenor Girardi, até agora pároco da Paróquia São José na Diocese de Palmas-Francisco Beltrão.

Pe. Girardi nasceu em Orleans, em Santa Catarina e fez a profissão religiosa na Congregação dos Missionários do Sagrado Coração, em 1° de fevereiro de 1982. Estudou Filosofia na Pontifícia Universidade Católica de Campinas e Teologia na Pontifícia Faculdade de Teologia Nossa Senhora da Assunção, em São Paulo. Obteve o mestrado em Teologia Espiritual na Pontifícia Universidade Gregoriana de Roma.

O Santo Padre nomeou também, nesta quarta-feira, como bispo auxiliar da Arquidiocese de São Luís do Maranhão, Pe. José Carlos Chacorowski, até agora diretor das Filhas da Caridade da Província da Amazônia, na Arquidiocese de Belém do Pará.

O sacerdote nasceu em 26 de dezembro de 1956, em Curitiba, no Paraná. Entrou na Congregação da Missão (Lazaristas) onde emitiu os votos religiosos em 16 de abril de 1980. Foi ordenado sacerdote em 2 de julho de 1980 pelo Papa João Paulo II, no Rio de Janeiro.

Estudou Filosofia no Seminário São Vicente de Paulo, em Araucária, e Teologia no Studium Theologicum, em Curitiba. Trabalhou como formador no Seminário Diocesano de Palmas-Francisco Beltrão e como missionário na República Democrática do Congo.



Fonte: Rádio Vaticano

Nenhum comentário:

Postar um comentário