terça-feira, 28 de dezembro de 2010

Papa escreve mensagem para Encontro Europeu de Taizé

Responsáveis de Igrejas cristãs salientam importância de iniciativa que tem constituído “um dom especial para os jovens” no final de cada ano

Bento XVI, o secretário-geral da ONU e o presidente do Conselho Europeu, além de responsáveis do mundo cristão protestante e ortodoxo, enviaram mensagens de estímulo e reconhecimento pelo próximo Encontro Europeu de Taizé, marcado para Roterdã, na Holanda.

Referindo-se à iniciativa animada pela comunidade religiosa ecumênica de Taizé que decorre entre 28 de Dezembro e 1 de Janeiro, o Papa “invoca a força e a paz do Espírito Santo” sobre os jovens, assim como sobre os pastores, paróquias e famílias que os acolhem, na esperança de que os participantes sejam conduzidos “às fontes da alegria”.

Por seu lado, o secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-Moon, sublinha que “na era em que os desafios ultrapassam fronteiras e tem um alcance global”, o futuro “depende de um bom trabalho coletivo”.

O responsável afirma que a ONU conta com os jovens “neste tempo de provação” para levarem a “chama da solidariedade global” e para ajudarem a Organização “a dar aquilo que o mundo precisa neste momento crucial”.

O presidente do Conselho Europeu, Herman van Rompuy, escreve que se enche “de alegria interior” ao ouvir o nome de Taizé, “com seus irmãos, os seus jovens e menos jovens, de religião cristã, mas de confissões diferentes, trazendo cada um, pela sua presença, uma porção de esperança a uma humanidade sempre a caminho”.

Dirigindo-se aos 30 mil jovens da Europa e de outros continentes em Roterdã, o patriarca Bartolomeu de Constantinopla, da Igreja Ortodoxa, lembra que “são o futuro da Igreja” e que lhes cabe a “responsabilidade de agir na sociedade”, promovendo “os princípios de justiça e de amor”.

O arcebispo de Cantuária, figura mais destacada da hierarquia anglicana, Rowan Williams, faz votos para que os participantes da 33ª edição do encontro possam descobrir um coração feito de “alegria que ninguém pode mover” e de um “amor que ninguém pode separar”.

Para o secretário-geral da Comunhão Mundial das Igrejas Reformadas, Setri Nyomi, os encontros anuais organizados pela comunidade ecumênica localizada na França “têm sido um dom especial para os jovens”.

Fonte: Agencia Ecclesia

Nenhum comentário:

Postar um comentário