quarta-feira, 15 de dezembro de 2010

Representante vaticano convida comunicadores a “descobrir o silêncio” no Advento

"Convido-lhes a viver tempos e espaços de silêncio durante estes dias do Advento, para ouvir a voz de Jesus, que fala aos nossos corações."

Este foi o convite do presidente do Conselho Pontifício para as Comunicações Sociais, Dom Claudio Maria Celli, aos comunicadores da América Latina, em uma mensagem por ocasião da festa de Nossa Senhora de Guadalupe, padroeira da RIIAL (Rede Informática da Igreja na América Latina).

O representante do Vaticano reconhece a dificuldade de fazer silêncio "neste momento de bombardeio de informações, de necessidades pastorais de agitação nas famílias, nos nossos meios de comunicação e nas paróquias, por não falar das compras, presentes, festas e celebrações".

"Mas - acrescenta ele - se dedicamos tempo a selecionar os ingredientes e preparar a ceia que compartilharemos em uma atmosfera festiva, não devemos também preparar, e melhor ainda, se possível, aquilo que comunicaremos através de rádios, jornais, programas de televisão, sites?"

Dom Celli pergunta sobre "o que podemos dar de substancial, se nossa vida vai ficando cheia de palavras vazias, que estão sendo repetidas, com pouco conteúdo?"; e incentiva a dedicar "tempo ao Senhor, a quem estamos esperando neste Advento".

"Nos braços de Maria, vamos nos encontrar com Ele sem pressa, porque Ele nos espera sempre!"

O bispo prossegue comparando o silêncio a uma "tela em branco na qual podemos projetar o filme da nossa vida diária para vê-lo claramente".

"Se nós o projetássemos em uma parede cheia de quadros, livros e artigos, com barulho de fundo, pouco conseguiríamos entender", explica.

E acrescenta: "Só no silêncio assumimos mais conscientemente as próprias opções; no silêncio, ouvimos a voz de Deus. Assim poderemos ser portadores autênticos da sua Palavra".

Missão Continental

Por outro lado, Dom Celli refere-se à Missão Continental que está sendo realizada na América Latina e "encoraja muitas pessoas a tomarem nova consciência do que significa ser discípulos de Jesus".

"As igrejas locais incentivam esta tarefa com entusiasmo, lembrando que ser seus discípulos significa ter vivido um autêntico encontro com Ele", diz.

"Esta experiência marca e transforma a vida de forma permanente e, por isso, queremos comunicá-la aos outros, tornando-nos missionários", continua ele.

Explica que o encontro com o Senhor tem muitas facetas: "Sendo pessoal, é sempre também comunitário; acontece na solidão e no silêncio, mas também de forma privilegiada nas celebrações litúrgicas e na vida familiar".

E conclui pedindo que Maria de Guadalupe "alcance de Deus o dom do silêncio interior, justamente para poder renovar nossa vida como discípulos do Senhor; e para que Ele faça frutificar nossas palavras, textos, imagens e notas musicais, portadores da Boa Nova".

Fonte: Zenit.

Nenhum comentário:

Postar um comentário