sábado, 17 de julho de 2010

Venezuela: pronunciamento da Assembleia Nacional contra cardeal Urosa

Continuam na Venezuela os ataques à Igreja Católica e ao cardeal Jorge Urosa Savino. A Assembleia Nacional emitiu nesta quarta-feira um pronunciamento e o presidente Chávez reiterou seus insultos contra o purpurado. Diversos venezuelanos expressaram sua solidariedade à Igreja e ao cardeal.

Em seu pronunciamento, a Assembleia Nacional rejeita as declarações do cardeal Urosa em que ele faz alusão ao marxismo do governo.

“As declarações do cardeal Urosa – afirma o pronunciamento –, reiterativas e repetitivas da oposição, representam uma nova agressão da hierarquia da Igreja Católica contra o povo, Estado e Poderes Públicos da República Bolivariana da Venezuela”.

Nessa quarta-feira, Hugo Chávez pediu à Chancelaria que avalie o “convênio vigente” com o Vaticano, por considerá-lo portador de privilégios para a Igreja Católica em relação às outras religiões. Segundo o mandatário, o instrumento subscrito com a Santa Sé em 1964 viola a Constituição.

O bispo de Margarita, Dom Jorge Aníbal Quintero, disse que o episcopado venezuelano decidiu não responder às desqualificações oficiais. Segundo ele, a Igreja busca a paz, a tranquilidade e o caminho do diálogo. O bispo lamentou que os deputados nacionais tenham usado um vocabulário forte contra cardeal Urosa.

“Exigimos respeito pelo cardeal e por todos os venezuelanos, o presidente é um funcionário de todos os venezuelanos que vivem neste país, não seu dono; solidarizamo-nos com o cardeal Urosa”, disse, por sua vez, Thomás Guanipa, dirigente nacional do partido Primero Justicia.


Fonte: Zenit

Nenhum comentário:

Postar um comentário