terça-feira, 27 de julho de 2010

Arquitetura espacial: caminho para achar sentido da vida humana

A arquitetura espacial permite ao homem conhecer seus próprios limites e encontrar neles a grandeza do seu sentido, constataram cientistas espaciais de diversos países no dia 16 de julho, em Valência.
Especialistas e arquitetos da NASA, da Agência Espacial Europeia e de diversas empresas e instituições, assim como professores e teólogos participaram do seminário "Arquitetura Espacial" da Cátedra Fides et Ratio, da Universidade Católica de Valência.
Os participantes destacaram o encontro entre a fé e a ciência, que se dá em sua busca da verdade por meio do conhecimento do cosmos, segundo informou a universidade.
"A partir da arquitetura espacial, contemplamos o homem que quer conhecer seus próprios limites e encontrar neles a grandeza do seu sentido: a dimensão transcendente se aproxima de nós nesse caminhar", destacou o diretor da Cátedra Fides et Ratio, José Luis Sánchez.
Ao inaugurar o seminário, o chanceler da universidade e arcebispo de Valência, Dom Carlos Osoro, incentivou os participantes a serem "buscadores da verdade".
"Se a humanidade está no limiar de uma nova exploração", é preciso envolver-se no início desta exploração para ser "buscadores, amigos e rastreadores da verdade", afirmou.
Referindo-se aos cientistas reunidos em Valência, destacou a beleza de encontrar "rastreadores da verdade que querem ver a situação atual e que nos tem de levar a refletir sobre a sustentabilidade do nosso mundo".
Acrescentou que tanto a ciência como a fé nos unem, já que "todos nós acreditamos que o grande capital que é preciso proteger é sempre o ser humano, a pessoa".
O seminário abordou aspectos conceituais, técnicos e arquitetônicos, assim como cosmológicos e antropológicos, associados ao ponto de vista da arquitetura espacial.
A "busca da verdade da fé por meio do conhecimento do coscmos se constitui neste dia em um encontro fé-física: o livro da fé e o livro da Natureza se encontram", explicou Sánchez.
O especialista Theodore W. Hall explicou que "o planeta Terra é uma parte diminuta de um mundo muito maior que estamos chamados a encher".
Um dos aspectos da arquitetura espacial é "expandir a presença humana em um universo muito maior, e para isso temos de aprender a viver de maneira eficiente", destacou.
Por sua parte, Brent Sherwood, da NASA falou da possibilidade próxima do "turismo espacial, já que há empresas que se interessam por este negócio"; e da existência de uma "quantidade ilimitada de energia solar limpa no espaço".
O especialista em robótica, Scott Howe, indicou que "nos encontramos no limiar de uma grande aventura" e que "temos a responsabilidade de levar seres humanos a outros mundos".
E o cientista Mark Luther pediu "sustentabilidade", prestar atenção na arquitetura espacial que desenvolve uma tecnologia valiosa, já que o "o espaço nos ensina que cada elétron é valioso". Luther se lamentou de que, por exemplo, "ainda náo saibamos usar a luz natural nos edifícios".
O próximo curso, um seminário da Cátedra Fides et Ratio, se chamará "Arquitetura Espacial: uma nova perspectiva para a sustentabilidade e o meio ambiente".
A Cátedra Fides et Ratio foi inaugurada no último mês de abril, para a "análise, estudo e pesquisa sobre o fato religioso e o fato católico, em seu encontro com a razão, a ciência e a cultura em seu devir histórico.

Fonte: Zenit.

Nenhum comentário:

Postar um comentário