sábado, 31 de julho de 2010

Encontro de jovens em Santiago de Compostela prepara JMJ

O presidente do Conselho Pontifício para os Leigos, Dom Stanislaw Rylko, presidirá a uma vigília de oração e à missa conclusiva da Peregrinação e Encontro de Jovens (PEJ) 2010, que reunirá 12 mil pessoas em Santiago de Compostela, de 5 a 8 de agosto.

Dom Rylko participará no dia 7 da mesa-redonda “De Santiago 89 a Madri 2011 - As JMJ e a Pastoral com os Jovens”.

A maioria dos grupos de jovens peregrinos, procedentes sobretudo de diferentes pontos da Espanha, chegará a Santiago na tarde do dia 5, quando começará o encontro, com uma grande acolhida na catedral.

A PEJ tem como lema “Como o Apóstolo Santiago, amigos do Senhor”. Incluirá 30 catequeses, 17 apresentações de teatro, 14 momentos de oração e missas, 9 conferências, 7 exposições e 6 concertos.

Três cardeais e 26 bispos da Espanha e Portugal oferecerão as catequeses em diferentes igrejas e conventos de Santiago.

As atividades espirituais, formativas, culturais e lúdicas abordarão temas de espiritualidade, pastoral, tradição, doutrina social, comunicação, entre outros.

Todas as noites, a catedral permanecerá aberta até a meia-noite, para que todos os participantes possam orar e obter as graças jubilares próprias do Ano Santo Compostelano.

As igrejas das Clarissas, Beneditinas, Carmelitas, Mercedárias, Dominicanas acolherão turnos de adoração eucarística.

A iniciativa, organizada pelo arcebispado compostelano, apresenta-se como uma “antessala da Jornada Mundial da Juventude de Madri”.

A vigília de oração estará presidida pela cruz dos jovens e o ícone da Virgem que percorrem as dioceses espanholas para a preparar a JMJ.

Os atos centrais da PEJ acontecem na Praça del Obradoiro, e a vigília de oração (sábado, 22h) e a missa de encerramento (domingo, 10h), no Estádio de São Lázaro.

As inscrições para a Peregrinação de Jovens ainda se podem realizar pelo site www.pej2010.org.

Fonte: Zenit.

Nenhum comentário:

Postar um comentário