quinta-feira, 22 de julho de 2010

Bento XVI é sétimo papa mais velho da história

Bento XVI se tornou o sétimo pontífice mais velho na história dos papas dos últimos 600 anos.
A notícia foi dada a conhecer no blog "Popes-and-papacy.com", o qual indica que o Papa supera assim Gregório XIII, que faleceu aos 83 anos.
O blog pertence a Anura Gurugé, um aficionado ao estudo dos papas.
O especialista esclarece em seu blog que os dados sobre a idade dos papas têm um valor relativo, pois só podem ser estabelecidos com certeza desde os últimos 1400 anos.
Segundo Gurugé, o pontífice mais velho da história foi Leão XIII, que faleceu com 93 anos. João Paulo II, falecido aos 84 anos, precede Bento XVI no 6º lugar.
O atual pontífice poderia superar a idade do seu antecessor no dia 29 de fevereiro de 2012, para converter-se no 6º papa mais velho da história.
Neste blog, o autor apresenta algumas curiosidades como os nomes que os pontífices escolhem, algumas frases principais dos papas, a porcentagem da sua vida que cada pontífice dedicou ao ministério petrino. Também apresenta erros históricos e célebres livros sobre a vida dos papas.
Uma seção do seu blog está dedicada ao Colégio Cardinalício e àqueles que são os cardeais eleitores atualmente.
Gurugé vai atualizando a página de acordo com a idade dos purpurados e vai anunciando aos leitores quando estes superam a idade de 80 anos e perdem a faculdade de eleger o sucessor de Pedro.
Gurugé é também autor de livros como The next pope (O próximo papa), no qual apresenta 10 cardeais que, segundo o seu critério e seus estudos, poderiam suceder Bento XVI. Apresenta também o contexto dos conclaves anteriores, assim como a história dos últimos papas e os cargos que desempenhavam antes de ser eleitos.
Outra curiosidade que o blog oferece é o lugar onde estão enterrados os pontífices. Segundo o especialista, na Basílica de São Pedro, há entre 137 e 139 papas sepultados. Os demais estão enterrados em diferentes lugares, como na Basílica de São João de Latrão, São Lourenço, entre outras.

Fonte: Zenit.

Nenhum comentário:

Postar um comentário