quinta-feira, 22 de julho de 2010

Etapa da beatificação de sacerdote americano assassinado na Guatemala

Nesta terça-feira, na arquidiocese de Oklahoma City (Estados Unidos), foi realizada a cerimônia de clausura da fase diocesana do processo de canonização do Pe. Stanley Rother, missionário na Guatemala que foi assassinado por um esquadrão de morte.
Em uma solene Celebração Eucarística, o arcebispo desta cidade, Dom Eusebius J. Beltrán, ordenou o encerramento de todos os documentos que testemunham os sucessos ocorridos em 28 de julho de 1981 na localidade de Santiago Atitlán, Guatemala, para seu imediato envio à Congregação para a Causa dos Santos, no Vaticano.
O sacerdócio do padre Stanley Rother esteve marcado por um trabalho missionário desde muito jovem entre os indígenas Tzutuhil da Guatemala, onde a arquidiocese de Oklahoma City, à qual pertencia, lhe enviou para trabalhar na missão sustentada pela jurisdição norte-americana.
"O padre Rother foi um sacerdote bom e feliz. Foi muito leal ao Evangelho e a seu serviço aos mais pobres", declarou arcebispo Beltrán a ZENIT, que alentou a esperança de que hoje o servo de Deus seja declarado santo e mártir.
O fato que é tema de investigação corresponde ao assassinado do sacerdote por um suposto grupo armado, durante a ditadura que assolou a Guatemala durante os anos setenta e oitenta, onde também quatro sacerdotes e muitos catequistas perderam a vida defendendo a fé.
O Pe. Rother foi pároco da cidade de Santiago Atitlán, onde defendeu a vida e a prática religiosa de seu povo, razão pela qual recebeu diversas ameaças antes de sua morte, sobre o que os contemporâneos testemunharam, entre eles expoentes do povo indígena.

Fonte: Zenit.

Nenhum comentário:

Postar um comentário