terça-feira, 27 de julho de 2010

Igreja atua pela melhoria das relações Colômbia-Venezuela

Os presidentes da Conferência Episcopal da Colômbia (CEC) e da Conferência Episcopal da Venezuela (CEV) expressaram sua confiança em que podem contribuir para melhorar as relações entre os dois países, após a ruptura decretada por Hugo Chávez.
O presidente da CEC, Dom Rubén Salazar Gómez, assegurou que espera o retorno “das relações de paz e fraternidade” entre as nações. Ele pediu que se leve em conta o sofrimento das pessoas afetadas pela decisão venezuelana de romper as relações diplomáticas.
“Não tem sentido que não sejamos capazes de solucionar os problemas. Nossos povos merecem viver em paz”, afirmou Dom Salazar Gómez, segundo refere a página na internet da conferência episcopal.
O arcebispo disse que é necessário contribuir para superar o “clima de desconfiança” entre ambos governos e recordou que o presidente eleito Juan Manuel Santos expressou a importância enorme de ter boas relações com os países vizinhos.
Por sua vez, o presidente da CEV, Dom Ubaldo Santana Sequera, explicou que, apesar da situação ser preocupante, ele espera que os episcopados da Colômbia e Venezuela possam “continuar trabalhando juntos, dando testemunho de fraternidade”.
“Esperamos que se afaste qualquer conflito bélico entre as nações. Há que buscar juntos outros caminhos que não sejam a guerra”, afirmou o arcebispo de Maracaibo.
Interrogado por jornalistas sobre a presença de guerrilheiros colombianos na Venezuela, Dom Santana Sequera assegurou que “há muitas testemunhas de uma circulação fácil (dos insurgentes) por nossas fronteiras”.
“Falta uma presença maior do governo nas regiões de fronteira. Estamos deixando muitos vazios para que esses grupos circulem”, afirmou.

Fonte: Zenit.

Nenhum comentário:

Postar um comentário