sábado, 31 de julho de 2010

Curso para formação de sacerdotes

Neste verão boreal foi realizado em Leggiuno (Varese, Itália), a vigésima edição do Curso Internacional para Formadores de Seminário, com a participação de 76 sacerdotes: reitores, diretores espirituais e outros formadores, provenientes de 29 países e 54 dioceses do mundo.

Esta atividade, organizada pelo Instituto Sacerdos do Ateneu Pontifício Regina Apostolorum de Roma, busca oferecer um espaço de formação e atualização para os encarregados de guiar a preparação dos futuros sacerdotes da Igreja.

O curso oferece também um seminário monográfico de três dias sobre o apoio da psicologia na formação dos candidatos ao sacerdócio, dada por Dom Tony Anatrella, psicanalista e especialista em psiquiatria social, consultor dos Conselhos Pontifícios para a Família e para a Saúde.

"Dom Anatrella nos ofereceu, com grande competência, ferramentas muito valiosas para aproveitar os elementos que a psicologia nos proporciona para a formação afetiva e a seleção dos futuros sacerdotes em nossos seminários", comentou o presbítero Roberto Cordero, reitor do seminário diocesano de Tepic (México).

O Pe. Lino Estadilla, OMV, diretor espiritual dos jovens em formação dos Oblatos da Virgem Maria, em Cebú (Filipinas), comenta: "Os laços fraternais entre os sacerdotes transcendem etnia, geografia e cultura. Esta realidade se fez plenamente sólida neste curso.

O Pe. Peter Rugora, reitor de um seminário maior regional no Zimbábue, destacou que o que mais lhe ajudou no curso foi descobrir o sentido pastoral que há nos estudos e em toda a formação sacerdotal. É a missão que dá sentido a todo este grande esforço.

O Curso Internacional para Formadores de Seminários é realizado todo verão no norte da Itália. Para mais informações: cfs@arcol.org.


Fonte: Zenit.

Nenhum comentário:

Postar um comentário