sábado, 31 de julho de 2010

Cardeal peruano pede melhoria no sistema educativo

O cardeal Juan Luis Cipriani, arcebispo de Lima, pediu às autoridades do Peru a melhoria do sistema educativo, tendo como base a verdade, a liberdade e o diálogo, na Missa e "Te Deum" que celebrou na catedral de Lima pelo 189° aniversário da independência do Peru, na quarta-feira, 28 de julho.

"O país está pronto para coisas grandes, os peruanos sempre tiveram vocação de grandeza. Por isso, devemos reforçar essa emoção de ser peruanos", exortou durante sua homilia.

Da mesma forma, destacou a necessidade de proteger a identidade nacional, afirmando que o país é mestiço e aceita com orgulho estar na vanguarda do desenvolvimento cultural, social e econômico na América Latina.

"Existem muitos aspectos da agenda mundial que não nos levam nem ao bem nem à verdade. Por isso, hoje afirmamos que nossa pátria, como na antiguidade, deve se colocar à frente neste desenvolvimento integral, que, promovendo uma justiça social, não tem por que deixar sua clara identidade moral, espiritual e católica. Temos de ter a audácia e a valentia de afirmar nossa mistura cultural", destacou.

Educação baseada na verdade

Destacou também a importância de fortalecer a formação e educação dos jovens e elevou um pedido a Deus para que o processo educativo no país continue melhorando, tendo como base a verdade, a liberdade e o diálogo.

"'A verdade vos fará livres', disse o Senhor. Por isso, a verdade deve ser a luz que ilumina todo o processo educativo, seja pessoal ou social, privado ou público. Temos de ter um grande respeito por essa educação", mencionou.

Exortou também a cuidar e prover leis que protejam os três círculos de influência formativa da personalidade: o lugar, as instituições de ensino e a vida pública. Por isso, recordou que o ensino da doutrina da fé é a chave para a formação cristã das novas gerações, que têm o dever de oferecer um novo espírito, em valores e virtudes, à sociedade atual.

"Formemos nossa juventude com força, compromisso; que os jovens descubram os ideias e deveres próprios de sua missão e do futuro inconfundível de um povo. A emergência da formação moral que estamos vivendo, deve dar uma ênfase especial nos valores morais essenciais, e não só na promoção do êxito material" afirmou.


Fonte: Zenit.

Nenhum comentário:

Postar um comentário