sábado, 17 de julho de 2010

Fundação papal financia projetos de desenvolvimento na América Latina

A fundação do Papa para comunidades indígenas, mestiças, afroamericanas e camponesas da América Latina e do Caribe se reunirá nos próximos dias para analisar projetos de ajuda e desenvolvimento.

A reunião do Conselho de Administração da Fundação Populorum Progressio acontecerá em Santo Domingo (República Dominicana) e contará com a presença de cardeais e bispos que representam tanto a Santa Sé como algumas dioceses desses países.

Segundo informa hoje a Sala de Imprensa da Santa Sé, "neste ano, foram apresentados para a avaliação 230 projetos, pertencentes a 20 países, orientados a atender necessidades em diversos setores". Os setores abrangem produção, infraestrutura, educação, saúde e construção.

"O número de projetos apresentados por países - segundo revela o comunicado vaticano - são: Brasil (57), Colômbia (41), Peru (21), Haiti (20), Equador (19), El Salvador (13), Bolívia (8), Guatemala (8), Chile (7), Argentina (6), República Dominicana (6), Costa Rica (4), México (4), Paraguai (4), Uruguai (3), Venezuela (3), Cuba (2), Panamá (2), Antilhas (1) e Nicarágua (1)."

Na reunião do ano passado, realizada em Schwerte (Alemanha), também foram estudados 230 projetos, dos quais 193 receberam aprovação, somando um total de 2.128.500 dólares.

A Fundação, instituída em 1992, pretende ser um gesto da caridade do Santo Padre pelos mais abandonados e necessitados de proteção, como as populações camponesas, indígenas e afroamericanas da América Latina e do Caribe.

Tem sua sede no Conselho Pontifício Cor Unum do Vaticano e seu representante legal é o cardeal Paul Josef Cordes.

Conta com um Conselho de Administração, entre cujas competências, além de velar pelo cumprimento dos Estatutos, está o estudo e a aprovação dos projetos apresentados.

Está formado por sete membros: seis deles são bispos de diversos países da América Latina e um do Conselho Pontifício Cor Unum.

Quanto à reunião de Santo Domingo, o comunicado vaticano informa que "se trata da primeira ocasião em que o Conselho de Administração realiza sua reunião anual em um país do Caribe, área geográfica que conta com importantes núcleos de populações afroamericanas e camponesas".

"A tradição de realizar estas reuniões nos diversos países da América Latina permite conhecer em primeira mão a realidade concreta das diversas áreas do continente, ao mesmo tempo em que se dá a conhecer as atividades da Fundação às Igrejas locais", afirma.

NO dia 20, será celebrada uma Eucaristia solene na Catedral Primaz de Santo Domingo, presidida pelo cardeal Nicolás de Jesús López, ardebispo de Santo Domingo, e no dia 21, na Paróquia de Santa Mônica, dos Padres Agostinianos, presidida por Dom Taveira.


Fonte: Zenit.

Nenhum comentário:

Postar um comentário