sexta-feira, 23 de julho de 2010

Prefeito de Madri: “Será a melhor Jornada Mundial da Juventude”

O cardeal Antonio María Rouco Varela e o prefeito de Madri, Alberto Ruiz Gallardón, assinaram nessa terça-feira um convênio de colaboração entre município e arcebispado, para estabelecer canais de colaboração nos preparativos e realização da próxima Jornada Mundial da Juventude (JMJ).
Madri acolherá dois milhões de jovens para participar da XXVI JMJ, que acontecerá na terceira semana de agosto de 2011, com a presença do Papa Bento XVI.
Em sua intervenção no ato de assinatura do convênio, o cardeal Varela garantiu que Madri será reconhecida pela “qualidade humana dos jovens que virão, e que vão conquistar os corações dos madrilenhos”. Também destacou que a JMJ “é um acontecimento que expressa a vida da juventude da Igreja em seus atos litúrgicos e em torno da Palavra de Deus”. Segundo o prelado, a JMJ “trará à cidade paz e bem, além de respostas que satisfarão o coração dos jovens”.
O cardeal Rouco anunciou que nestas datas estarão em Madri cerca de mil bispos de todo o mundo para participar da festa de uma juventude “alegre, bela, inteligente e festiva”.
Por sua vez, o prefeito da cidade, Alberto Ruiz Gallardón, destacou que a celebração da JMJ fará “um acontecimento de transcendência excepcional para a cidade, cujo êxito requer esforço igualmente extraordinário por parte de todos”.
O acordo aborda diversos aspectos para a coordenação entre a administração local e os organizadores da JMJ. O município irá ceder espaços como colégios públicos e poliesportivos para alojar os jovens. Também se disponibilizarão espaços para os encontros dos jovens, e serão cedidas instalações para a celebração de eventos culturais. O município garantirá ainda o apoio da Polícia Municipal. A administração local também se comprometeu a instalar um relógio de contagem regressiva num lugar emblemático da cidade.
Ruiz Gallardón destacou também que “Madri não só estará à altura, mas também superará todas as expectativas para fazer desta a melhor Jornada Mundial da Juventude de todas as celebradas até agora”.
As administrações públicas colaboram na organização do acontecimento, facilitando o uso de instalações e serviços públicos, mas não contribuem economicamente. O financiamento da JMJ provém das contribuições dos jovens que participarão e das empresas patrocinadoras.
A inscrição para participar da JMJ iniciou este mês. Segundo o cardeal, “já se inscreveram milhares de jovens de cerca de cem países”.

Fonte: Zenit.

Nenhum comentário:

Postar um comentário