quarta-feira, 14 de abril de 2010

Portugal vive “tempo de espera da visita do Papa”



Portugal vive “o tempo de espera da visita do Papa” e, neste momento de acusações contra ele, “estamos com o Santo Padre”, afirmou nessa segunda-feira o presidente da CEP (Conferência Episcopal Portuguesa), Dom Jorge Ortiga.
No discurso de abertura da assembleia do episcopado, na Casa de Nossa Senhora das Dores, Santuário de Fátima, Dom Jorge Ortiga reconheceu que “esta Assembleia Plenária da CEP acontece num ambiente sensível, em que se cruzam perplexidades e aproveitamentos em torno de fatos ou denúncias a que os media têm dado ampla cobertura”.
“Fatos e denúncias que exigem, de todos, coragem na análise, justiça, verdade e caridade nas palavras e atitudes.”
Segundo o prelado, perante “a grave lesão da dignidade pessoal das vítimas dos casos de pedofilia, importa restabelecer a justiça, purificar a memória e reafirmar, humildemente, o compromisso da Igreja de fidelidade a Deus e de serviço aos homens”.
À parte essa problemática, segundo o presidente da CEP, “esta é uma hora de grande alegria, de entusiasmo e esperança, o tempo de espera da visita do Papa, sucessor de Pedro. Estamos com o Santo Padre”, enfatizou.
Segundo Dom Jorge Ortiga, a contribuição da Igreja à sociedade, “através de uma ação pastoral repensada e dominada por uma reinterpretação da consciência missionária, pode e deve ser esperança para o povo português, a que o Santo Padre virá trazer reforçadas motivações e horizontes”.


Fonte: Zenit.

Nenhum comentário:

Postar um comentário