terça-feira, 27 de abril de 2010

Em Lisboa, Papa deve usar veste litúrgica feita em Portugal

O Papa Bento XVI poderá usar um paramento feito especialmente para a celebração eucarística que ele vai presidir no Terreiro do Paço, em Lisboa, no dia 11 de Maio.
É o que indica o coordenador geral da Comissão da organização da visita do Papa a Portugal, segundo informa Agência Ecclesia.
Do Vaticano vão chegar a Portugal as vestes litúrgicas que Bento XVI deve usar durante as cerimônias. A organização em Lisboa, contudo, decidiu mandar fazer um paramento especial “feito à medida e ao gosto do próprio Papa”.
O responsável pelas cerimônias pontifícias, Mons. Guido Marini, “viu e aprovou o paramento”, assinala D. Carlos Azevedo. A sua utilização está apenas dependente do “estado do tempo” devido ao “peso do paramento”.
Os paramentos e as mitras que os bispos vão usar são novos e feitos em Portugal. No Porto foram ainda feitas estolas para todos os sacerdotes. “Queremos um «ar de festa»”, explica D. Carlos Azevedo.
Alegria
O presidente da Conferência Episcopal Portuguesa (CEP), D. Jorge Ortiga, saudou a vinda de Bento XVI a Portugal, sublinhando que ela vai ser para a Igreja Católica portuguesa «uma grande ajuda espiritual e ao mesmo tempo eclesial».
Em vídeo que se pode ver no portal oficial da visita de Bento XVI, http://www.bentoxviportugal.pt/, o arcebispo de Braga afirma que a Igreja Católica em Portugal «vive este momento com grande alegria» e pede aos portugueses que recebam o Papa «em festa», mas também que se preparem para acolher a mensagem que ele vai trazer.
«Queremos caminhar com ele, no sentimento interno, na oração e na abertura a tudo quanto nos comunicará, particularmente nos momentos mais significativos da sua visita», referiu D. Jorge Ortiga.
«Que hoje saibamos merecer esta visita do Santo Padre, prestando-lhe o carinho e dedicação e particularmente acolhimento de uma mensagem que nos vai dirigir», disse.

Fonte: Zenit.

Nenhum comentário:

Postar um comentário