quinta-feira, 15 de abril de 2010

Por dentro dos bastidores da viagem do Papa a Malta

Tudo está pronto em Valetta para a chegada do Papa no próximo sábado – ou quase. No “quartel general” do comitê organizador da visita, em Floriana, próxima a Valetta, estão sendo providenciados os últimos detalhes. Há um grande corre-corre, o telefone toca o tempo todo, e os numerosos voluntários checam todas as informações necessárias para o andamento das celebrações que Bento XVI presidirá na ilha.
Charles Bonello, encarregado do governo maltês junto ao comitê organizador, está fechado em seu escritório desde a noite passada, submerso pelas cartas e constantemente ao telefone. Mas pode ceder alguns minutos à ZENIT para falar da organização do evento.
“Estamos muito satisfeitos com a participação dos veículos de comunicação” – comentou. “Recebemos cerca de 180 jornalistas estrangeiros, que somados aos representantes da imprensa local, devem chegar a 320 jornalistas”.
“As celebrações” – disse Bonello – “serão acompanhadas por vários canais de televisão. A missa do Papa em Floriana, a principal atividade organizada pela Igreja maltesa, programada para a manhã de domingo, será transmitida ao vivo na Itália pela Rai, enquanto a Rai24 transmitirá todo o trajeto percorrido pelo Pontífice de Kalkara a Valletta a bordo do catamarã. Mais de 60 canais de televisão de todo o mundo transmitirão as celebrações presididas pelo Papa em Malta”.
“Malta” – acrescentou – “vê na visita de Bento XVI uma boa ocasião não apenas para a imagem do país, mas também para fomentar o turismo. O governo fará o máximo por essa visita”.
- Poderia dar algum detalhe a respeito da segurança, dos transportes, da logística?
- Charles Bonello: Estamos concluindo a fase final dos preparativos logísticos, verificando os últimos detalhes. No que diz respeito à segurança, será um nível alto. Avaliamos cerca de 5 mil pessoas, entre convidados, staff, agentes de segurança, de proteção civil, voluntários e médicos.
O transporte público será reforçado. Serão disponibilizadas linhas especiais ligando os locais de celebração do Papa. Esperamos por muitas pessoas, provenientes de todas as partes da ilha. À missa de Floriana, na manhã de domingo, esperamos receber entre 35 e 45 mil pessoas. Para o Papa, por sua vez, estarão disponíveis dois Papa-móveis e um carro de segurança.
- O governo e o presidente da República participarão das cerimônias?
- Charles Bonello: O presidente da república e o premiê, acompanhados de suas famílias, estarão presentes no aeroporto para a cerimônia de boas-vindas, como também na visita ao Palácio presidencial e na missa em Floriana.
O governo deu grande prioridade ao evento. Iniciamos os preparativos ainda em outubro de 2009, quando a visita foi oficialmente confirmada. Estamos muito satisfeitos com o nível de organização que obtivemos. Esperamos que a visita seja um sucesso para o país, e que deixe frutos duradouros também no que diz respeito aos aspectos espirituais.
- Quanto custará a visita do Papa a Malta?
- Charles Bonello: O governou destinou 250 mil euros para as despesas com a organização. Tínhamos a intenção de levar o Papa também à ilha de Gozo, mas, devido às restrições de tempo, isso não será possível. Por essa razão, o governo fez de tudo para que seus habitantes possam também participar das celebrações, colocando à sua disposição transporte gratuito.

Fonte: Zenit.

Nenhum comentário:

Postar um comentário