quarta-feira, 14 de abril de 2010

Os membros da comissão internacional de investigação sobre Medjugorje

A Santa Sé divulgou nesta terça-feira os nomes dos membros da comissão internacional constituída no dia 17 de março para investigar sobre Medjugorje, assim como o início de sua atividade.
“A Comissão Internacional de investigação sobre Medjugorje reuniu-se para sua primeira sessão no dia 26 de março de 2010”, explica um comunicado da Sala de Imprensa da Santa Sé.
“Como já foi anunciado, o trabalho da Comissão se desenvolverá em rigorosa reserva – indica o texto. As conclusões serão apresentadas às instâncias da Congregação para a Doutrina da Fé”, que depois tomará as decisões do caso.
A comissão está presidida pelo vigário geral emérito do Papa para a diocese de Roma, cardeal Camillo Ruini.
Seus membros são o prefeito emérito da Congregação para a Evangelização dos Povos, cardeal Jozef Tomko; o arcebispo de Vrhbosna e presidente da Conferência Episcopal da Bósnia-Herzegovina, cardeal Vinko Puljić; o arcebispo de Zagreb e vice-presidente do Conselho das Conferências Episcopais da Europa (CCEE), cardeal Josip Bozanic.
Também o presidente emérito do Conselho Pontifício para os Textos Legislativos, cardeal Julián Herranz; o prefeito da Congregação das Causas dos Santos, Dom Angelo Amato, SDB; o psicanalista e especialista em psiquiatria social monsenhor Tony Anatrella.
O professor de Teologia Fundamental na Faculdade Teológica da Itália Setentrional, monsenhor Pierangelo Sequeri; o consultor do Conselho Pontifício para os Textos Legislativos, monsenhor David Jaeger, OFM; o relator da Congregação das Causas dos Santos, Zdzisław Józef Kijas, OFM Conv., e o professor de Mariologia na Faculdade Pontifícia Teológica Marianum Salvatore M. Perrella, OSM.
O professor de Antropologia Teológica na Universidade Pontifícia Lateranense Achim Schütz, na qualidade de secretário, e o oficial da Congregação para a Doutrina da Fé, Dom Krzysztof Nykiel, na qualidade de secretário adjunto.
Nos primeiros trabalhos da comissão também participaram alguns especialistas: o professor de Teologia Fundamental em Sarajevo Franjo Topic; o professor de Psicologia das Religiões no Instituto Filosófico e Teológico da Companhia de Jesus em Zagreb Miji Nikic, S.J.; o professor de Espiritualidade na Universidade Pontifícia Gregoriana Mihály Szentmártani, S.J., e a professora de Teologia em Rijeka Verónica Nela Gaspar.
A comissão está estudando o fenômeno de Medjugorje, que se converteu em um lugar ao que milhões de pessoas peregrinam desde o ano 1981, atraídas pelas “aparições” da Virgem Maria nesta pequena aldeia da Bósnia-Herzegovina.
Constitui-se há quase um mês, depois que a comissão diocesana em Móstar para investigar essas aparições considerou que o fenômeno ia além das competências da diocese e que a então (no ano 1991) Conferência Episcopal da Iugoslávia não chegou a nenhuma conclusão sobre a questão da sobrenaturalidade ou não do que sucedia.
Os bispos tinham destacado a necessidade de auxiliar em âmbito pastoral, sob a responsabilidade do pároco e do bispo local, todos aqueles que se dirigem para rezar neste lugar e tinham pedido à Congregação para a Doutrina da Fé que tomasse em suas mãos a situação.
Em novembro do ano passado, o arcebispo de Sarajevo e presidente da Conferência Episcopal da Bósnia, cardeal Vinko Puljić, expressou seu desejo de que a Santa Sé desse indicações “sobre a constituição de uma comissão que acompanhe o fenômeno, registrando os conteúdos das aparições e das mensagens, tendo em conta que até hoje são mais de trinta mil”.

Fonte: Zenit.

Nenhum comentário:

Postar um comentário