quinta-feira, 29 de abril de 2010

Gâmbia, Libéria e Serra Leoa: Papa com 5 prelados em visita “ad limina”

Bento XVI recebeu nesta segunda-feira um bispo da Gâmbia, um administrador apostólico da Libéria e três bispos de Serra Leoa em visita ad limina: três países da África Ocidental onde os pastores estão unidos numa conferência episcopal.
Trata-se de Dom Robert Patrick Ellison, CSSp, bispo de Banjul (Gâmbia); Pe. Chris Brennan, SMA., administrador apostólico de Gbanga (Libéria); Dom Edward Tamba Charles, arcebispo de Freetown (Serra Leoa); Dom Patrick Daniel Koroma, bispo de Kenema (Serra Leoa); e Dom George Biguzzi, SX, bispo de Makeni (Serra Leoa).
Na Gâmbia, segundo a organização caritativa Ajuda à Igreja que Sofre, a maioria da população (um milhão e meio de habitantes) é muçulmana (86,9%).
Os adeptos de religiões africanas tradicionais representam 7,8% e os cristãos, 3,9%, dos quais aproximadamente dois terços são católicos.
Na Libéria, os adeptos de religiões africanas tradicionais representam 42,9%; os cristãos 39,3% (um quinto são católicos); e os muçulmanos, 16%. O restante dos crentes supõe cerca de 1,8% de uma população de mais de 3,2 milhões de habitantes.
Em Serra Leoa, a maioria da população (5,5 milhões de habitantes) é muçulmana (45,9%), mas a população inclui também adeptos de religiões africanas tradicionais (40,4%), cristãos (11,5%, dos quais menos da metade é composta por católicos batizados) e cerca de 2,2% de outros crentes.
Nesse país, os cristãos, realmente minoritários, são, contudo, muito ativos, recordou o bispo italiano Dom George Biguzzi diante dos microfones da Rádio Vaticano.
"A Igreja está presente em todo território nacional, tanto na Gâmbia como em Serra Leoa, graças às escolas, obras sociais, trabalho da Cáritas e projetos de desenvolvimento", explicou.
"É uma presença respeitada, significativa e que vai além do número de cristãos", acrescentou.
Serra Leoa e Gâmbia registram também um aumento de vocações ao sacerdócio e as comunidades se caracterizam pelo compromisso dos leigos nas atividades a favor dos pobres.
Também em Serra Leoa, a Igreja está comprometida para reinserir na sociedade os ex-combatentes, incluindo as crianças-soldado envolvidas na guerra civil.

Fonte: Zenit.

Nenhum comentário:

Postar um comentário