quarta-feira, 14 de abril de 2010

Haiti: Cáritas continua a levar esperança após o terremoto

Transcorridos 3 meses desde o terremoto que devastou o Haiti em 12 de janeiro, já se verificam progressos, graças também aos esforços da Cáritas, que já atendeu mais de 1,5 milhão de sobreviventes da tragédia.
O terremoto causou 230 mil mortes, destruiu completamente a infra-estrutura do país e deixou mais de 3 milhões de desabrigados.
Membros da Cáritas de mais de 60 países atuaram nos trabalhos de suporte e de atendimento de emergência, fornecendo comida, alojamento, água potável, locais seguros para que as crianças possam brincar e estudar, além de assistência médica e psicológica.
A rede Cáritas já mobilizou mais de 10 milhões de euros para as operações no Haiti e planeja atuar na crise ao longo dos próximos 5 anos, buscando ajudar os habitantes a construir um país auto-suficiente.
A organização trabalha em cooperação com diversos organismos internacionais para fornecer alojamentos provisórios aos desabrigados, e até o momento já disponibilizou tendas para cerca de 100 mil pessoas em acampamentos improvisados.
Os projetos de assistência médica já beneficiaram mais de 350 mil haitianos. Foram construídas 25 escolas provisórias e 53 instituições de ensino receberam apoio para retomarem suas atividades. A Cáritas desenvolve também uma série de projetos de crianças e de suas famílias, separadas pelo terremoto.
A organização promoveu ainda dois encontros de agricultores, onde foram fornecidos cupons para a aquisição de sementes, fertilizantes e outros insumos agrícolas. A Cáritas atua também em conjunto com os agricultores, tendo em vista evitar a erosão do solo, promovendo o plantio de árvores frutíferas.

Fonte: Zenit.

Nenhum comentário:

Postar um comentário