quinta-feira, 1 de abril de 2010

Papa a universitários: urgência de “mentalidade católica universal”

O Papa Bento XVI convidou os universitários hoje a refletirem sobre a formação de uma “mentalidade católica universal”, ao saudar, em italiano, um nutrido grupo de estudantes e professores, durante a audiência geral na Praça de São Pedro.
Os universitários – um grupo de aproximadamente 4 mil pessoas procedentes de diversos países – participam nestes dias do 43º Congresso Internacional, realizado anualmente em Roma pela prelazia pessoal do Opus Dei.
O título do congresso UNIV deste ano é: “O cristianismo pode inspirar uma cultura global?”.
O Papa especificou que esta mentalidade católica universal é a que Josemaria Escrivá descrevia como “amplitude de horizontes e aprofundamento vigoroso do que está permanentemente vivo na ortodoxia católica”.
Após cumprimentá-los particularmente em espanhol, inglês e português, o Pontífice se dirigiu a eles em italiano para exortá-los a que “cresça em cada um o desejo de encontrar Jesus Cristo pessoalmente, para dar testemunho d’Ele com alegria em cada ambiente”.
Após a audiência, uma delegação dos universitários entregou ao Papa uma carta de agradecimento e solidariedade, assinada pelo presidente do Fórum UNIV 2010, o austríaco Robert Weber.
Na carta, ele agradece ao Papa por ter convocado o Ano Sacerdotal e mostra seu apoio diante dos últimos escândalos referentes a membros do clero.
“Vemos que muitos aproveitam a ocasião de fatos dolorosos para a Igreja e para o Papa para semear dúvidas e suspeitas. A estes semeadores de desconfiança queremos dizer com clareza que não aceitamos sua ideologia. Nós os respeitamos, mas exigimos deles o respeito pela nossa fé e pelo direito que temos de viver como cristãos em uma sociedade pluralista.”
A carta acrescenta: “Cada um de nós, também quem não tem o dom da fé, conhece diretamente inúmeros sacerdotes, capelães universitários, párocos, diretores espirituais e confessores. Nós os conhecemos pessoalmente, não por meio dos jornais, e estamos agradecidos por sua presença disponível, eficaz, sacrificada, aberta a todos”.
O texto termina agradecendo ao Papa pelo seu convite a seguir Cristo “com uma doação total, sem nos deixarmos intimidar pelo palavreado das opiniões dominantes”.
Os encontros UNIV nasceram em 1968, sob a inspiração e incentivo de São Josemaria Escrivá, fundador do Opus Dei. Desde então, todos os anos, seus participantes foram recebidos pelos papas, começando por Paulo VI. O texto das suas alocuções está disponível em www.univforum.org.
Os participantes, estudantes procedentes de 30 universidades italianas e de outras 200 espalhadas pelo mundo, trabalham durante uma semana sobre o tema proposto e participam de diversas atividades culturais em Roma.

Fonte: Zenit.

Nenhum comentário:

Postar um comentário