sexta-feira, 16 de abril de 2010

Ano Sacerdotal: milhares de sacerdotes ao redor de Bento XVI

O cardeal Cláudio Hummes exortou os sacerdotes do mundo inteiro a mobilizar-se e ir a Roma para participar do encerramento do Ano Sacerdotal, com Bento XVI, nos dias 9, 10 e 11 de junho de 2010.Em uma mensagem de 12 de abril, para preparar o encerramento do Ano Sacerdotal, o prefeito da Congregação para o Clero se refere aos ataques contra o Papa com relação ao escândalo da pedofilia.
"As acusações contra o Papa são evidentemente injustas e foi demonstrado que ninguém fez tanto quanto Bento XVI para condenar e combater corretamente tais crimes", afirma.
"Então, a presença massiva dos presbíteros na Praça com Ele será um sinal forte da nossa decidida rejeição dos ataques de que é vítima. Portanto, vinde também para apoiar o Santo Padre", acrescenta.
"Trata-se de oferecer ao amado Papa Bento XVI nossa solidariedade, nosso apoio, nossa confiança e nossa comunhão incondicional, diante dos frequentes ataques que lhe são dirigidos, no momento atual, no âmbito de suas decisões referentes aos clérigos incursos nos delitos de abuso sexual contra menores", indica o arcebispo brasileiro.
As celebrações de encerramento do Ano Sacerdotal também proporcionarão aos sacerdotes a oportunidade de ser "confirmados" em sua missão, segundo o cardeal.
"Não recuseis o convite premuroso e cordial do Santo Padre. Vinde e Deus vos abençoará."
"O Papa quer confirmar os presbíteros da Igreja. A vossa presença numerosa na Praça de São Pedro constituirá também uma forma propositiva e responsável dos presbíteros se apresentarem, prontos e não intimidados, para o serviço à humanidade, que lhes foi confiado por Jesus Cristo."
"A vossa visibilidade na Praça, diante do mundo hodierno, será uma proclamação do vosso envio, não para condenar o mundo, mas para salvá-lo - destacou. Em tal contexto, também o grande número terá um significado especial."
Finalmente, indicou que "o encerramento do Ano Sacerdotal não constituirá propriamente um encerramento, mas um novo início".
"Nós, o povo de Deus e os pastores, queremos agradecer a Deus por este período privilegiado de oração e de reflexão sobre o sacerdócio", sublinha.
"Ao mesmo tempo, propomo-nos de estar sempre atentos ao que o Espírito Santo quer nos dizer", continua.
E acrescenta: "Entretanto, voltaremos ao serviço de nossa missão na Igreja e no mundo com alegria renovada e com a convicção de que Deus, o Senhor da história, fica conosco, seja nas crises, seja nos novos tempos".
A mensagem completa do cardeal Hummes esta disponível na seção de Documentos da Zenit.

Fonte: Zenit.

Nenhum comentário:

Postar um comentário