quinta-feira, 15 de abril de 2010

Nos 50 anos de Brasília, evento religioso para marcar a cidade



O arcebispo de Brasília, Dom João Braz de Aviz, espera que o 16º Congresso Eucarístico Nacional (CEN), a se realizar no contexto das comemorações do cinquentenário de Brasília, seja um evento marcante para a capital brasileira.
Dom João Braz falou sobre o Congresso Eucarístico – que acontece de 13 a 16 de maio – nessa terça-feira, em coletiva de imprensa.
Segundo o arcebispo, o evento religioso “será um momento de celebrar o jubileu da arquidiocese juntamente com os 50 anos da cidade de Brasília, porque a história dessa capital tem tudo a ver com a história do nascimento da Igreja particular de Brasília”.
“Eu pensei para o aniversário de 50 anos de Brasília um acontecimento religioso que marcasse a cidade da mesma forma que o 13º Congresso mudou a cara de Vitória”, disse o arcebispo – segundo informa a CNBB –, referindo-se ao evento de 1996, na arquidiocese em que ele era bispo auxiliar.
“Até mesmo o prefeito da cidade na época, hoje governador do Estado, afirmou que o município viveu um ‘estado de graça’ nos dias do CEN. Impressionou a quantidade de violência que diminui em Vitória durante o evento”.
Dom João Braz destacou que a Esplanada dos Ministérios será um dos centros do Congresso Eucarístico ao longo dos dias 13 e 16 de maio.
O altar-monumento, com 23 metros de altura e 150 de largura, construído em frente ao Congresso Nacional, já está quase pronto para receber cerca de 300 bispos e 2 mil sacerdotes durante as celebrações.
“Ali vamos realizar grandes celebrações eucarísticas e momentos de reuniões. Contamos com a participação de 300 mil pessoas ao longo do Congresso”, disse.
“Celebrar o Congresso Eucarístico Nacional em Brasília no aniversário de 50 anos da capital é muito importante porque Brasília vai ser também a capital nacional da eucaristia”, enfatizou.
Segundo o arcebispo, “a cidade, desde seu nascimento, teve um rosto voltado para a Igreja, algo importante que o Congresso irá resgatar com exposições, fotografias históricas”.
A maioria dos bispos brasileiros deve participar do Congresso Eucarístico, já que a 48ª Assembleia Geral da CNBB antecede o evento e se realiza em Brasília de 4 a 10 de maio.


Fonte: Zenit.

Nenhum comentário:

Postar um comentário