quarta-feira, 28 de abril de 2010

Sacerdotes: testemunho e arte no Vaticano, em junho

Os sacerdotes dos movimentos do Focolares e Schöenstatt, em colaboração com a Renovação Carismática Católica Internacional e outras associações eclesiais, organizaram um evento com testemunhos e contribuições artísticas sobre o sacerdócio na atualidade, dentro das celebrações conclusivas do Ano Sacerdotal.
O encontro Sacerdotes hoje reunirá, no próximo dia 9 de junho à tarde, na Sala Paulo VI, sacerdotes, religiosos, religiosas e leigos procedentes de mais de 70 nacionalidades, dos 5 continentes.
O prefeito da Congregação para o Clero, cardeal Cláudio Hummes, presidirá as Vésperas nesse dia.
O cardeal Francisco Javier Errázuriz, arcebispo de Santiago do Chile e ex-presidente do CELAM, oferecerá um testemunho teológico.
Também haverá outros testemunhos, sobre a fidelidade à vocação, superação ou enfrentamento de doenças, vida afetiva, celibato e fraternidade, pastoral evangelizadora, entre outros.
A parte artística estará a cargo do International Multiartistic Performing Group Gen Verde, junto com sacerdotes de diversas partes do mundo, segundo informou a Zenit a agência dos Focolares.
O programa está dividido em 3 momentos, que abordam 3 aspectos diferentes da identidade dos sacerdotes hoje: "Homens de Deus", "Irmãos entre os irmãos" e "Profetas de um mundo novo".
Cada uma destas partes será introduzida por um pensamento de Bento XVI (em vídeo). Na parte conclusiva, serão propostos alguns pensamentos de Chiara Lubich, fundadora dos Focolares, e do Pe. José Kentenich, fundador de Schöenstatt.
O evento "pretende dar uma resposta, usando sobretudo a linguagem do testemunho e da arte, aos grandes desafios que a Igreja e a sociedade apresentam ao sacerdote hoje", segundo os organizadores.
A atividade poderá ser acompanhada ao vivo através dos satélites do Centro Televisivo Vaticano, em Telepace e outras emissoras, além da internet.
Os sacerdotes dos Focolares e de Schöenstatt também prepararam outras iniciativas, entre elas uma representação teatral dedicada ao Cura de Ars, na Sala Magna da Universidade Pontifícia Lateranense de Roma, no dia 6 de maio.
A Renovação Carismática Católica propõe aos sacerdotes um dia de retiro na Basílica Lateranense, no dia 8 de junho.
A cidade internacional dos Focolares em Loppiano oferece aos presbíteros um programa especial nos dias anteriores e posteriores aos atos conclusivos do Ano Sacerdotal.
E Schöenstatt convida os sacerdotes a um momento de festa no dia 11 de junho à tarde, após a Missa de encerramento do Ano Sacerdotal presidida pelo Papa, no Santuário de Belmonte (Roma-Casalotti).
Programa oficial
As celebrações conclusivas do Ano Sacerdotal acontecerão de 9 a 11 de junho, em Roma. O programa oficial conduzirá os sacerdotes à Basílica de São Paulo Fora dos Muros no dia 9, que tem como tema "Conversão e Missão".
No dia seguinte, os presbíteros se concentrarão na Basílica de Santa Maria a Maior, com o tema "Cenáculo: invocação ao Espírito Santo com Maria, em comunhão fraterna".
Ao anoitecer, os sacerdotes terão um encontro na Praça de São Pedro, com uma vigília repleta de testemunhos e momentos de música, um diálogo com Bento XVI, adoração e bênção eucarística.
Finalmente, no dia 11, solenidade do Sagrado Coração de Jesus, o tema será "Com Pedro, em comunhão eclesial".
A Basílica de São Pedro acolherá o encerramento oficial do Ano Sacerdotal, com uma Missa presidida pelo Papa.


Fonte: Zenit.

Nenhum comentário:

Postar um comentário