terça-feira, 13 de abril de 2010

Os primeiros dias da ostensão do Sudário

Serão 30 mil peregrinos em marcha nesta segunda-feira, no domo de Turim, diante do Santo Sudário. Entre estes, 200 peregrinos austríacos, acompanhados pelo arcebispo de Viena, cardeal Christoph Schoenborn, que proferirá ainda esta noite, às 21 horas, na catedral de São João, uma conferência sobre o tema “Passio Christi, passio hominis: o mistério do Sábado Santo”.
Após a celebração solene de abertura do sábado e o primeiro dia de visitas, a maquina montada da Ostensão 2010, montada para receber até 23 de maio cerca de um milhão e meio de peregrinos, já está em pleno funcionamento.
As reservas já são 1.473.561, das quais 93% provêm da Itália. Quase 60 mil são de países da Europa ocidental – 22 mil da França, 12 mil da Alemanha, 9 mil da Espanha e outras 7 mil da Suíça; 30 mil da Europa Oriental, das quais 10 mil apenas da Polônia e 7 mil da Rússia; outras 13 mil das Américas, com 9 mil dos EUA e mais de mil do México; e quase 2 mil da Ásia. Não faltam também reservas de países da África e da Oceania.
O primeiro dia de ostensão – sábado, 10 de abril – mais de 12 mil pessoas ingressaram no Domo de Turim para venerar o Sudário.
Ao longo da próxima semana são esperados, entre os que fizeram reservas, 4.500 militares italianos, uma representação do corpo diplomático italiano com suas famílias, 500 jovens provenientes da província de Ancona que participarão da “noite branca” do sábado, 17 de abril, e 500 peregrinos de Comunhão e Libertação que participarão da missa celebrada no Domo no domingo, dia 18 de abril.
A todos os peregrinos o cardeal Severino Poletto, arcebispo de Turim e Custódio Pontifício do Sudário, lembra que “a ostensão é em primeiro lugar um evento espiritual. Os frutos que espero desta ostensão são a conversão do coração e o auxílio concreto ao próximo”.

Fonte: Zenit - (Chiara Santomiero)

Nenhum comentário:

Postar um comentário