quinta-feira, 15 de abril de 2010

Igreja proclamará sete novos beatos entre abril e junho

A Igreja proclamará sete novos beatos entre abril e junho, segundo comunicado divulgado nesta quarta-feira pelo Ofício de Celebrações Litúrgicas do Sumo Pontífice.
O Papa aprovou os ritos de beatificação dos sacerdotes Bernardo Francisco de Hoyos, Angelo Paoli, Josep Tous i Soler e Jerzy Popiełuszko, das virgens Teresa Manganiello e Maria Pierina De Micheli e do leigo Manuel Lozano Garrido.
O jesuíta Bernardo Francisco de Hoyos será proclamado beato no próximo domingo, 18 de abril, às 10:30 da manhã na Catedral de Valladolid, na Espanha.
Nascido em Torrelobatón em 1711, é o grande apóstolo da devoção ao Sagrado Coração de Jesus na Espanha. Morreu em Valladolid em 1735.
O sacerdote da Ordem dos Carmelitas da Antiga Observância Angelo Paoli será beatificado no domingo seguinte, 25 de abril, às 10 horas, na Basílica de São João de Latrão, Roma.
Nascido em 1642 em Artigliano, este frade de origem humilde, conhecido como “o padre dos pobres” e “o apóstolo de Roma”, foi o primeiro a posicionar a cruz no Coliseu, inspirando a iniciativa da Via Crucis. Morreu em Roma em 1720.
No mesmo dia, será celebrada, às 10 horas, na Basílica de Santa María del Mar de Barcelona, na Espanha, a beatificação do capuchinho Josep Tous, fundador do Instituto das Irmãs Capuchinhas da Mãe do Divino Pastor.
Nascido em 31 de março de 1811 em Igualada, padre Tous tinha como lema “Fé e confiança em Deus”. Morreu em Barcelona enquanto celebrava a missa, em 27 de janeiro de 1871.
Em 22 de maio, sábado de Pentecostes, será proclamada beata Teresa Manganiello, virgem terciária franciscana. A solenidade será realizada às 16 horas na Basílica de Santa Maria das Graças de Benevento.
Nascida em 1º de janeiro de 1849 em Montefusco, foi inspiradora da Congregação das Irmãs Franciscanas da Imaculada. Morreu em sua terra natal em 4 de novembro de 1876.
Oito dias mais tarde, em 30 de maio, às 10 horas, na Basílica de Santa Maria Maior de Roma, a Igreja proclamará beata Maria Pierina De Micheli, virgem do Instituto das Filhas da Imaculada Conceição de Buenos Aires.
Nascida em Milão em 11 de setembro de 1890, manteve-se fiel ao propósito de “sempre doar, nunca negar a Jesus” até sua morte, ocorrida em Novara em 26 de julho de 1945. Foi apóstola da devoção do Santo Rosto de Jesus.
O sacerdote e mártir Jerzy Popieluszko será beatificado em 6 de junho às 11 horas na Praça Marechal Pilsudski de Varsóvia, na Polônia.
Este carismático sacerdote diocesano, nascido em 14 de setembros de 1947 em Okopy Suchowola, Polônia, foi assassinado por ódio à fé em 20 de outubro de 1984 nas imediações da cidade polonesa de Wloclawek, pela espionagem comunista.
A beatificação do leigo Manuel Lozano Garrido, mais conhecido como Lolo, será realizada em 12 de junho às 19:30 no Recinto ferial dell'Eriazos de la Virgen em Linares, Espanha.
Este jornalista, que passou boa parte de sua vida paralisado, e que ao final se tornou cego, nasceu em Linares em 9 de agosto de 1920 e morreu na mesma cidade em 3 de novembro de 1971.

Fonte: Zenit.

Nenhum comentário:

Postar um comentário