terça-feira, 13 de abril de 2010

Bósnia-Herzegóvina: assistência religiosa dos católicos nas forças armadas

A Santa Sé e a Bósnia-Herzegóvina assinaram um acordo sobre a assistência religiosa dos fiéis católicos membros das forças armadas, no dia 8 de abril, em Sarajevo.
O núncio apostólico na Bósnia-Herzegóvina, Dom Alessandro d'Errico, da parte da Santa Sé, e o ministro da Defesa do país, M. Selmo Cikotic, assinaram o texto, segundo informou nesta manhã a Sala de Imprensa da Santa Sé.
Este acordo “constitui uma nova etapa significativa nas relações entre a Santa Sé e a Bósnia-Herzegóvina”, afirma o comunicado.
Trata-se da primeira aplicação importante do acordo de base entre a Santa Sé e a Bósnia-Herzegóvina, assinado em 19 de abril de 2006, em Sarajevo.
Este acordo “define, entre outros, o marco jurídico da presença e das atividades da Igreja Católica no país”.
A Santa Sé explica que o artigo 15 desse acordo “reconhece e garante o direito da Igreja Católica à assistência religiosa dos fiéis católicos membros das forças armadas”.
Também estipula que a atividade religiosa das forças armadas deve ser regulamentada “por um próximo acordo entre as autoridades eclesiásticas e a Bósnia-Herzegóvina”.
O novo documento entrará em vigor “no momento da troca dos instrumentos de ratificação”.
O solene ato de assinatura do acordo, realizado na quinta-feira passada, contou com a presença de numerosos altos representantes da Igreja Católica e dos Estados da Bósnia-Herzegóvina.
Também presenciaram o ato: um representante muçulmano, um da comunidade judaica, um do EUFOR (Forças da União Europeia) e outro da OTAN (Organização do Tratado do Atlântico Norte).

Fonte: Zenit.

Nenhum comentário:

Postar um comentário